Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2021

8 Dicas caseiras para aliviar as Cólicas Menstruais

Imagem
Aquela vontade de atacar a geladeira, alterações de humor, TPM, todo mês é a mesma história. E cólica, muita cólica. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), apurou que 76%  das mulheres entrevistadas sofrem com a cólica menstrual. As cólicas menstruais são comuns. A maioria das mulheres nota as primeiras cólicas cerca de 6 meses a um ano depois da primeira menstruação. Inicialmente este incômodo aparece de forma irregular, porém com o tempo, elas podem ocorrer na maioria dos ciclos ou em todos eles, à medida que a ovulação ocorre com maior frequência. Porque ocorre a cólica menstrual A cólica menstrual é consequência de um processo natural que ocorre durante o período fértil, fase do mês em que a mulher está ovulando. O período de ovulação dura cerca de seis dias.  Durante a ovulação ocorre a liberação de uma substância chamada prostaglandina. Esta substância promove a contração do útero de modo que o endométrio possa descamar e ser el

Imagem
Não são raros os casos de infecção vaginal, pelo contrário, aproximadamente uma em cada cinco mulheres já tiveram alguma infecção vaginal por fungo em algum momento da vida. O que muitos pacientes não sabem é que uma vagina saudável possui diversas bactérias e um número pequeno de células fúngicas.  Neste ambiente a bactéria mais presente é a Lactobacillus acidophilus , responsável por impedir o crescimento de fungos e bactérias nocivos à vagina, mantendo a flora vaginal equilibrada. O que causa a infecção vaginal Quando o órgão genital feminino é infectado por algum tipo de microrganismo nocivo, podendo ser um parasita, vírus, fungos ou bactérias, teremos uma infecção vaginal. A Candida Albicans , geralmente é o fungo mais comum causador destas infecções.  Embora seja um tipo de infecção muito comum, uma infecção vaginal pode se tornar séria se ocorrer de forma frequente. A infecção vaginal por fungo pode ser causada por: Diabetes não controlada Uso de antibióticos Gravidez Comprometi

Os efeitos da Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) no cérebro.

Imagem
Sintomas neurológicos geralmente relacionados à prática esportiva que resultam em pancadas na cabeça despertam grande curiosidade e interesse de estudos. Identificada na segunda década do século passado, a demência pugilística e a encefalopatia traumática crônica, este um termo mais recente, são considerados a mesma doença. Veja também: Estudos apontam uma proteína como causa para a doença de Alzheimer. Esta doença é amplamente estudada e ocorre geralmente em alguns atletas que tiveram traumatismo craniano repetitivo ao longo de suas carreiras. Jogadores de futebol americano aposentados e atletas de outras modalidades esportivas que tiveram traumatismos repetitivos na cabeça fazem parte das estatísticas de pacientes que desenvolveram esta doença. Os riscos de desenvolver esta doença após repetitivos traumas cranianos (por exemplo: quantidade e intensidade das lesões)  e a razão pela qual somente certas pessoas desenvolvem esta doença em decorrência do histórico de traumas ainda são des

Meningite bacteriana, fique atento aos sintomas.

Imagem
 A meningite bacteriana é a doença que causa a inflamação do tecido que envolve a medula espinhal e o cérebro. Este tecido recebe o nome de meninges. As meninges são membranas que revestem todo o sistema nervoso e a medula.  A inflamação deste tecido pode ocorrer por causas infecciosas, pela exposição a agentes químicos, medicamentos ou por algum tumor que possa invadir as meninges. É provocada por diversos tipos de bactérias entre elas: Mycobacterium tuberculosis,  Neisseria meningitidis,  Streptococcus pneumoniae,  Haemophilus influenzae, Afeta tanto adultos como crianças. Caso não seja tratada adequadamente, pode colocar a vida do paciente em risco. Meningite bacteriana tem cura A meningite bacteriana tem cura se o paciente procurar um médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Veja também: A importância dos exames de rotina. Estimativas, segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a meningite afeta aproximadamente 1,2 milhões de pessoas e 135 mil morte

Os tipos de Obesidade conforme os acúmulos de gorduras.

Imagem
Causada pelo sedentarismo e o consumo exagerado de alimentação rica em açúcares, a obesidade geralmente é caracterizada pelo excesso de peso.  Trazendo diversos problemas para a sua saúde, a obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças como diabetes, doenças cardíacas, artrose dos ossos, além da baixa estima, depressão, indisposição e dificuldade para a realização de tarefas físicas do cotidiano. Obesidade - Dados estatísticos Segundo dados obtidos do volume da pesquisa nacional de saúde, obtidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2019, a proporção da população considerada obesa entre 2002 e 2019, mais que dobrou, de 12,2% para 26.8%. Durante o período apurado, a população feminina teve um acréscimo de 14,5% para 30,2%, enquanto que a população masculina subiu de 9,6% para 22,8%.  Esses são dados alarmantes, considerando as diversas consequências que o fato de estar obeso traz para a saúde do indivíduo. Veja também: 4 dicas que voc