Espaço publicitário - anuncie sua marca no nosso site.

Laboratório São Marcos
Publicidade

Reumatismo. Será que tem cura?

O que é reumatismo?

Reumatismo é um termo genérico usado para designar um grande grupo de doenças que acometem os tecidos conjuntivos, e incluem ossos, músculos, ligamentos, tendões e as articulações.



São cerca de 200 patologias que estão ligadas a estas inflamações, sendo as mais conhecidas a Osteoartrose e a Artrite Reumatoide, porém as doenças reumáticas podem acometer órgãos internos como coração, pulmões e rins.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as doenças reumáticas atingem cerca de 15 milhões de brasileiros.

A população idosa, com mais de 60 anos, estão entre a faixa etária de maior acometimento, com elevada incidência de Polimialgia Reumática, Osteoartrite(Osteoartrose), Osteoporose, Gota, Condrocalcinose, Fibromialgia, Tendinopatias, entre outras.

Quanto maior a longevidade da população maior o número de idosos afetados pelos reumatismos.

As doenças reumáticas subdividem-se em:

  • Doenças reumáticas crónicas imunomediadas como LES, Síndrome de Sjögren e outras;
  • Doenças reumáticas não imunomediadas, neste grupo podemos citar: Fibromialgia, Gota, Tendinopatias, Osteoporose e Osteoartrose(Osteoartrite) como exemplos.

Embora hajam diversos métodos para o tratamento das inflamações, não há cura para todos os casos.

Situações em que há cura.

Há inúmeras doenças que o reumatologista ajuda a prevenir e a tratar, principalmente aquelas que são causadas pela falta de fortalecimento muscular ou pelo esforço repetitivo, como as bursites e as tendinites.


As dores crônicas nas costas também podem ser curadas, aliás esta atinge grande parte da população e muitas vezes decorrem de alterações mecânicas e posturais passíveis de correção.

Nestes casos o paciente poderá ficar livre dessas dores após tratamento. Pois, sabe-se que a perda de peso (se for a causa indicada pelo médico) e o fortalecimento da musculatura das costas ajudam na estabilização da coluna.

A Fibromialgia, síndrome clínica que tem como principal manifestação a dor em todo corpo, principalmente na musculatura, é outra condição que quando diagnosticada e avaliada sob uma visão multidisciplinar, com melhora dos distúrbios do humor, do sono e com o fim do sedentarismo, pode trazer uma importante e significativa melhora para o seu portador..

Situações em que não há cura.

As Doenças Reumatológicas Auto-imunes ou do Colágeno e as Doenças Reumatológicas Inflamatórias (DRIN), como a Artrite Reumatoide, Artrite Psoriásica e Lúpus, ainda não tem cura.

Contudo, com a progressão e intensos estudos médicos o tratamento medicamentoso têm alcançado níveis de estabilização, remissão e controle de complicações causados por estas doenças e que eram grandes impeditivos à vida funcional (cotidiana) do paciente.



Ainda que não seja possível prever quem terá a doença, atualmente os exames têm sido de suma importância para realização de um diagnóstico e o início de um tratamento adequado.

O Reumatologista é o médico especializado nesta área do conhecimento.

Sabe-se que o uso de anti-inflamatórios são utilizados de forma corriqueira, até sem indicação médica, para a contenção das dores. Entretanto, deve-se lembrar que cada medicamento tem o seu grau de eficiência e de efeitos colaterais, por isso a importância na consulta com um especialista para diagnosticar qual a causa e qual deverá ser a melhor estratégia de tratamento.

Na Policlínica Neurocor é a Dra. Alzira Alzeni Borges de Andrade Costa a profissional especialista nesta área.

Além da Reumatologia, a Neurocor possui um time de profissionais altamente capacitados nas mais diversas áreas da medicina.

Conheça todas as especialidades médicas acessando nosso site https://www.policlinicaneurocor.com.br/p/especialidades-medicas.html

Você também poderá agendar sua consulta de forma fácil e simples.
Oferecemos diversos canais de comunicação, entre eles: whatsapp, e-mail ou telefone.

Acesse nossa página de contatos em
https://www.policlinicaneurocor.com.br/p/contatos.html



Postagens mais visitadas deste blog

Cardiomegalia (Coração Grande): Causas, Sintomas e tratamentos.

Alimentos que inflamam e provocam dores nas articulações

Os 4 hormônios da felicidade: quais são e como são produzidos

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

4 dicas que você precisa saber para evitar a obesidade grau 1