Espaço publicitário - anuncie sua marca no nosso site.

Laboratório São Marcos
Publicidade

As 11 especialidades da fonoaudiologia que você talvez não conheça.

 A deficiência na articulação ao pronunciar certos sons, gagueira, aquele zumbido irritante e chato no ouvido e a dificuldade para engolir, são alguns exemplos dos mais variados distúrbios que são tratados pelo fonoaudiólogo.


Esta especialidade é capaz de nos ajudar não somente a prevenir como encontrar soluções para os distúrbios ligados aos processos de comunicação. 

Esses distúrbios que podem estar ligados a audição, fala ou aqueles relacionados à parte motora (movimentos) como a deglutição, mastigação e respiração.

Neste cenário, o especialista em fonoaudiologia é o profissional requisitado por atuar nos mais variados aspectos da comunicação humana como a fala, a escrita e a audição, sendo ele o responsável por desenvolver atividades voltadas à saúde, realizar a avaliação, prevenção, diagnóstico, orientação e terapia dos seus pacientes.

Especialidades do Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo pode se especializar em diversos ramos. O conselho federal de fonoaudiologia atualmente reconhece 11 áreas das quais temos:

Audiologia

Trata da saúde auditiva, atuando na prevenção e na promoção do bem estar do paciente.

O especialista em audiologia realiza diagnósticos audiológicos e promove programas de reabilitação, atuando na seleção e adaptação de próteses de acordo com a necessidade do paciente.

Disfagia

Esta especialidade visa diagnosticar, habilitar e reabilitar pacientes com transtornos de deglutição.

Fonoaudiologia educacional

Especialidade da fonoaudiologia com foco em prevenir e aprimorar distúrbios relacionados à linguagem escrita ou oral, bem como audição, voz e motricidade orofacial, atuando diretamente no processo de aprendizagem e ensino do paciente.

Fonoaudiologia neurofuncional

Este especialista trabalha com pacientes que possuem alterações neurofuncionais, atuando no tratamento de sequelas e danos ao sistema nervoso periférico ou central.

Fonoaudiologia do trabalho

Previne e trata funcionalmente trabalhadores com doenças relacionadas à fonoaudiologia, sendo responsável por desenvolver programas capazes de diagnosticar riscos fisiológicos e conservar a saúde auditiva nos locais de trabalho.

Gerontologia

Especialidade voltada para o bem estar dos idosos. 

Atua no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de transtornos que estão relacionados com a fala, linguagem e audição, também abrangendo os movimentos de deglutição, vocalização e motricidade orofacial.

Linguagem

Atua no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de distúrbios ligados à capacidade de escrita e fala.

Motricidade orofacial

Atua no desenvolvimento da fala e na estética facial, sendo também responsável pelo diagnóstico, prevenção, habilitação e reabilitação de todas as funções ligadas a mastigação, sucção, respiração, deglutição e fala.

Neuropsicologia

Previne e trata distúrbios relacionados à comunicação e sua conexão com questões cognitivas.

Saúde Coletiva

Especialidade com foco na atenção para o diagnóstico e saúde de grupos populacionais, construindo estratégias de gestão e planejamento.

Voz

Este especialista pode atuar junto a atores, locutores, cantores, jornalistas e professores, auxiliando estes profissionais a trabalhar a postura vocal, também atuando no tratamento da voz, seu aperfeiçoamento, sendo ela na forma falada ou cantada.

O fonoaudiólogo além de atuar de forma individual, também pode trabalhar em parceria com outros profissionais da área da saúde, como neurologistas, fisioterapeutas, psicopedagogos e psicólogos.

Veja também:

Quando eu devo procurar um neurologista?

Fonoaudiólogo na Clínica Neurocor de Cornélio Procópio.

Na clínica Neurocor de Cornélio Procópio, você pode agendar sua consulta com um especialista fonoaudiólogo. 

Basta acessar a nossa seção MÉDICOS e conhecer qual é o nosso especialista e agendar a sua consulta acessando a seção CONTATOS do site Neurocor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cardiomegalia (Coração Grande): Causas, Sintomas e tratamentos.

Alimentos que inflamam e provocam dores nas articulações

Os 4 hormônios da felicidade: quais são e como são produzidos

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

4 dicas que você precisa saber para evitar a obesidade grau 1