São tantas emoções! Conheça o sistema límbico.

Se você sempre imaginou o nosso cérebro como o um órgão sempre relacionado a razão, é porque você ainda não conhece o sistema límbico.

Sistema límbico - significado

Derivado da ideia de limbo, este termo foi criado em 1878 pelo anatomista é médico francês Paul Broca, pelo fato desta região estar situada na região limite logo abaixo do córtex.

Nossas emoções e o sistema límbico

Região do cérebro com grande concentração de estruturas neurais, é no sistema límbico que são processadas as nossas respostas emocionais.

Sistema límbico e suas funções

É no sistema límbico que são processadas nossas emoções diante dos mais variados estímulos externos, atuando na regulagem das emoções e respostas fisiológicas do nosso corpo.

Aumentar a taxa de batimentos cardíacos quando estamos com medo ou nervosos é apenas um exemplo do que esta região é capaz exercer sobre o nosso corpo.

Quando ocorre deficiência no funcionamento do sistema límbico, diversas disfunções são acarretadas, ocasionando doenças como:
Ansiedade
Depressão
Alzheimer
Esquizofrenia
Epilepsia Psicomotora
Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Problemas de memória recente ou de longa duração.

Nossos sentimentos e emoções só são possíveis através do funcionamento do sistema límbico.