Conheça o hábito que você deve manter que poderá evitar doenças graves.

Ter uma vida longínqua e com qualidade de vida é o desejo de todos nós, porém negligenciamos em alguns hábitos que deveriam estar em nossas rotinas.

Os exames de rotinas são um deles. Tão negligenciados pela população, principalmente a mais jovem, os exames de rotina possuem papel fundamental no monitoramento da nossa saúde.

Os exames de check up

É através do acompanhamento realizado pelo seu médico e de forma constante que algumas patologias poderão ser identificadas ainda nos estágios iniciais.

Tratamentos mais simples e eficazes poderão ocorrer quando a doença é identificada no início.

A periodicidade anual geralmente é a ideal para uma rotina de exames. Neste caso, se houver qualquer alteração nos resultados dos exames, possibilitará ao seu médico combater o problema ainda no início.

Para casos já diagnosticados como diabetes, hipertensão, alteração do colesterol e até mesmo a obesidade, esse período deverá  ser mais curto.

Veja também: Ganho de peso injustificado pode estar relacionado a problemas cardíacos.

Exames de rotina para jovens

Infelizmente não é esse o hábito da maioria da população, principalmente a mais jovem, onde muitos acreditam não haver a necessidade de um acompanhamento médico através de exames de rotinas.

Algumas doenças como hipertensão e colesterol alto, por exemplo, poderiam ter tratamento mais simples se o hábito de executar exames de rotinas fossem adotados.

Qual é a idade inicial para realizar exames de rotina?

Não há uma idade estipulada, entretanto é recomendado que exames de rotina sejam realizados após os 35 anos de idade.

Para casos onde houveram algum fator de risco ou antecedentes, é importante consultar anualmente a partir dos 25 anos.

Check up de rotina

O seu médico além da análise clínica, geralmente irá solicitar alguns exames, tanto de imagem como os laboratoriais e clínicos para compôr uma avaliação mais precisa.

Geralmente poderão ser solicitados exames de:

• Análise de Glicemia
  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiografia
  • Hemograma
  • Urina e fezes

Além destes, outros exames, específicos para cada sexo, serão solicitados.