Ganho de peso injustificado pode estar relacionado a problemas cardíacos.

Nosso coração, assim como o coração de todos os mamíferos, é um órgão com a função primordial de garantir que o sangue seja bombeado para todas as partes do nosso corpo.

Formado por quatro cavidades, são através das contrações rítmicas do músculo cardíaco, que ele garante este bombeamento de sangue.

Seu tamanho se assemelha ao tamanho de um punho fechado, ficando localizado atrás do esterno e entre os pulmões, no mediastino médio.

Quando algo não vai bem fazendo com que o bom funcionamento do coração seja comprometido, muitas vezes ele pode enviar sinais, alguns de forma sutil, outros não, de que algo não está bem e está comprometendo o seu funcionamento.

Devido a sua importância no processo que garante o funcionamento do nosso corpo, estar atento, observando e dando à devida importância as mensagens que o nosso corpo envia é de grande importância

Quais são os sintomas de algo errado com o coração?

São inúmeros sinais que podem indicar que há algo errado com seu coração, entre eles:

• Tosse noturna
  • Sangramento, ferida ou inchaço nas gengivas
  • Suor frio ou sudorese intensa
  • Frio constante nos pés e nas mãos
  • Perda de consciência ou desmaios
  • Dor no maxilar e no pescoço
  • Fadiga ou esgotamento (Veja também: Cansaço extremo e falta de ar estão entre os sintomas da bradicardia sinusal)
  • Falta de apetite e náuseas
  • Inchaço de pés e pernas
  • Fazer xixi mais do que o normal durante a noite
  • Ganho de peso injustificado

Veja também os 13 sintomas de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) que você deve conhecer.

Ganho de peso injustificado

Este pode passar despercebido por ser um problema muito comum atualmente, o ganho de peso.

Estar acima do peso além das várias causas, uma delas pode estar relacionada com o seu coração.

Pacientes acometidos de cardiopatias graves, como a insuficiência cardíaca, podem apresentar retenção líquida, já que nesses casos, o coração não consegue executar sua função corretamente que é bombear o sangue de forma adequada.

Esta deficiência compromete a chegada normal do volume de sangue a ser filtrado pelos rins, causando este acúmulo de líquidos no corpo e desta forma o ganho de peso.

Optar por um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e acompanhada por uma rotina de exercícios físicos são medidas preventivas para evitar problemas cardíacos.

Para complementar veja aqui no site as dicas para evitar as doenças cardiovasculares.

Evitar hábitos ruins como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também irão colaborar na diminuição de problemas relacionados ao coração.