13 sintomas de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) que você deve conhecer.

Embora seja uma doença preocupante, a evolução de um quadro de insuficiência cardíaca (IC) ocorre de forma lenta, demorando décadas para atingir um estágio grave.

Identificar a doença nos estágios iniciais, quando ainda não houveram danos ao órgão é o ideal para que o cardiologista possa tratar visando interromper os elementos de agressão.

Uma ação que você deve iniciar de imediato, que contribui diretamente na prevenção é adotar um estilo de vida saudável.

Leia também sobre o tabagismo, seus efeitos nocivos e as doenças.

Realizar exames periódicos é outra atitude que deve estar na sua rotina já que a pressão alta é um dos principais fatores para insuficiência cardíaca (IC), atingindo 7 em cada 10 pessoas que já estão com o coração doente.

Na hipertensão, o estreitamento das artérias dificulta a passagem de sangue. Para vencer essa resistência, há um esforço adicional imposto ao coração que passa a bater com mais intensidade e se sobrecarrega.

Exames de rotinas irão monitorar sua pressão arterial. Se identificada qualquer alteração, medidas simples poderão ser diagnosticadas com a finalidade de evitar que o coração trabalhe excessivamente por anos e anos.

Nosso coração é um músculo. Se este trabalhar demasiadamente, exigindo muito esforço,  fará com que este cresça além do padrão.

Com um tamanho desproporcional, os batimentos são prejudicados, assim como a função de enviar o sangue para a circulação.

Existem outros fatores que afetam o desempenho do nosso coração, contribuindo para o surgimento da insuficiência cardíaca. Entre eles estão o colesterol alto e o diabetes, sendo estes muito comuns na população, reforçando ainda mais a necessidade de exames de rotina.

Veja também a publicação Fique atento aos sintomas do diabetes

No caso do diabetes e do colesterol alto, o papel no desfecho da insuficiência cardíaca ocorre de forma mais indireta, sendo o excesso de gordura e glicose presente nos vasos que irão propiciar os infartos.

Quando ocorre, o coração fica com uma cicatriz, limitando os movimentos de contração e relaxamento fazendo que este órgão funcione com certa deficiência. Com o tempo operando nestas condições, o coração tende a entrar em um estado de fadiga, ocorrendo o quadro de insuficiência cardíaca.

O que é a insuficiência cardíaca (IC)

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC), também pode ser conhecida como insuficiência ventricular esquerda ou apenas de insuficiência cardíaca (IC).

É uma condição fisiopatológica onde o músculo cardíaco fica incapacitado de executar suas funções, deixando de bombear o sangue numa quantidade ideal para suprir as necessidades do corpo.

Neste caso, ocorre uma queda no envio de sangue para o organismo e como consequência, há uma diminuição na oxigenação dos tecidos.

Essa condição pode levar a diversos processos de falhas ao organismo, como por exemplo a dificuldade de remover a água, o sal e as impurezas presentes na corrente sanguínea.

Veja também as dicas para evitar as doenças cardiovasculares.

Como funciona o nosso coração

Sendo um músculo que bombeia o nosso sangue para todo o corpo, o coração está basicamente dividido em 2 bombas, ambas operando em conjunto.

Pelo lado direito do coração entra o sangue que sai dos órgãos e dos tecidos. O coração por sua vez bombeia este sangue para os pulmões.

São nos pulmões que ocorrem as remoções de resíduos de CO2 (dióxido de carbono) e a recarga de O2 (oxigênio).

Rico em O2 (oxigênio), o sangue que sai dos pulmões e entra novamente no coração pelo lado esquerdo, que bombeia este sangue para o corpo todo.

Neste processo o coração promove a circulação sanguínea garantindo que sempre exista oxigênio e nutrientes necessários para que ocorra um funcionamento eficiente do organismo.

Veja também os 6 sinais que podem indicar arritmia cardíaca.

Tipos de insuficiência cardíaca.

Existem dois tipos de Insuficiência cardíaca, são eles:

Insuficiência cardíaca (IC) Diastólica.

Ocorre quando o coração não enche de sangue com facilidade por causa da rigidez da musculatura. Desta forma, não ocorre um relaxamento do coração o suficiente para se encher de sangue de forma adequada.

Insuficiência cardíaca (IC) Sistólica.

Acontece quando o coração fica incapaz de ejetar corretamente o sangue para fora das cavidades, assim o coração passa a contrair menos, ocasionando um acúmulo de sangue.

Em ambos os casos existe dificuldade de bombear o sangue rico em oxigênio para o restante do corpo.

Causas da insuficiência cardíaca (IC)

Entre as causas mais comuns para o surgimento da insuficiência cardíaca estão:

• Anemia
  • Cardiopatia
  • Doença arterial coronariana (DAC)
  • Embolia Pulmonar
  • Hipertensão Arterial
  • Infecções
  • Valvulopatias

Fatores de risco para a insuficiência cardíaca (IC)

São diversos os fatores de riscos que podem levar o paciente vir a ter um quadro de insuficiência cardíaca, entre eles:

• Arritmia Cardíaca
  • Aumento do coração
  • Consumo de álcool
  • Doença Arterial
  • Histórico de infarto do miocárdio
  • Hipertensão

Sintomas da insuficiência cardíaca (IC)

Os sintomas mais frequentes da insuficiência cardíaca são:

1. Diminuição da atenção ou concentração;
  2. Dificuldade para dormir;
  3. Falta de ar;
  4. Fadiga, fraqueza e desmaios;
  5. Ganho de peso;
  6. Inchaço nos pés, tornozelos e abdômen;
  7. Náuseas e vômitos;
  8. Necessidade de urinar durante a noite.
  9. Pulso irregular;
  10. Palpitações;
  11. Perda de apetite, indigestão;
  12. Redução do volume da urina;
  13. Tosse;

Quanto a classificação dos sintomas da insuficiência cardíaca (IC)

Quem sofre de insuficiência cardíaca se cansa com mais facilidade.

A classificação dos sintomas se divide em:

Insuficiência cardíaca GRAU I

Ausência de limitações: atividade física habitual não causa cansaço, falta de ar ou palpitações.

Insuficiência cardíaca GRAU II

Leve limitação à atividade física: atividades habituais causam cansaço, palpitações ou falta de ar.

Insuficiência cardíaca GRAU III

Limitação significativa à atividade física: atividades menores que as habituais, pequenos esforços causam sintomas.

Insuficiência cardíaca GRAU IV

Incapaz de exercer quaisquer atividades sem sintomas, inclusive em repouso. .

Como saber se estou com um quadro de insuficiência cardíaca (IC)

Os sintomas listados nesta publicação já são um sinal de alerta para que você procure ajuda médica.

Independente de haver sintomas ou não, é importante manter uma rotina de exames.

Existem diversas doenças que agem de forma silenciosa e a insuficiência cardíaca é uma delas.

FACILIDADE NA HORA DE CONSULTAR . MARQUE SUA CONSULTA VIA INTERNET.

Você também poderá agendar sua consulta de forma fácil e simples.

Para isto, oferecemos diversos canais de comunicação para que você possa entrar em contato conosco, entre eles: whatsapp, e-mail ou telefone.

Acesse nossa página de contatos em https://www.policlinicaneurocor.com.br/p/contatos.html