Dores ou desconforto no peito podem ser sintomas de Angina. Saiba como prevenir.

O que vem a ser a angina pectoris?

A angina de peito ou angina pectoris tem sua causa devido ao estreitamento das artérias que levam o sangue ao coração.

Este estreitamento limita a irrigação sanguínea causando uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio ao coração.

Uma dor intermitente é percebida no peito, associada a uma sensação de pressão e desconforto.

Estes sinais indicam uma condição de estreitamento das artérias do coração e como consequência faz com que o coração receba uma baixa quantidade de sangue.

6 sinais que podem indicar arritmia cardíaca

A angina mata. Saiba quais o sintomas?

O principal sintoma está na dor intermitente ou no grande desconforto e pressão no peito.

Geralmente a dor é mais intensa durante a execução de alguma atividade física e decresce durante o repouso, entretanto há tipos de angina que podem causar dor mesmo quando a pessoa está em repouso ou dormindo, sendo uma dor que pode irradiar pela mandíbula e pelos ombros ou braços, sendo mais comum que ocorra pelo lado esquerdo do corpo.

O estresse emocional também pode agravar o quadro, além de outros fatores como o fato da pessoa estar de estômago cheio ou estar exposto a baixas temperaturas.

Tipos de angina: estável e instável

Angina estável

Surge geralmente quando o paciente executa alguma atividade física ou sofre algum estresse emocional, ocasionando um quadro onde o paciente sente uma dor no peito típica e previsível, que desaparece poucos minutos após ficar em repouso ou quando o paciente utiliza um medicamento que age dilatando as artérias coronarianas, como nitrato sublingual.

A angina estável tem como característica curtas durações, menos de 20 minutos e ser sempre ocasionada por esforços físicos de intensidade semelhante, mantendo-se por longos períodos na mesma classe (vários meses ou anos), onde desta forma, até o paciente já acaba prevendo qual o tipo de esforço que poderá desencadear aquela dor.

Angina instável

Caracterizada por apresentar um quadro de isquemia mais grave, ela pode surgir mesmo com o paciente em repouso. Outra característica é que a angina instável ocorre de forma imprevisível.

A dor anginosa tem duração superior a 20 minutos. Para distinguir clinicamente uma angina instável de um infarto agudo do miocárdio, exames como eletrocardiograma e a dosagem das enzimas cardíacas poderão ser necessários, pois os sintomas são praticamente iguais.

São grandes os riscos a curto/médio prazo de um paciente com angina instável evoluir para um quadro de infarto de miocárdio.

Angina tem cura? Quais os Tratamentos

O tratamento com medicação específica, geralmente é o procedimento mais comum.

Exitem quadros que exigem procedimentos cirúrgicos.

A implantação de pontes em artérias coronárias ou angioplastia são alguns exemplos destes procedimentos.

Nestes procedimentos ocorrem a introdução de um balão inflado nas artérias coronárias estreitadas por um ateroma, com a finalidade de desbloquear ou expandir essas artérias, visando cessar o problema.

Angina de peito. Conheça algumas formas de prevenção.

Evite o tabagismo

Faça o possível para deixar o cigarro. Fumar desencadeia crises de angina pois o fumo sobrecarrega o coração fazendo com que este trabalhe com mais vigor.

O tabagismo, seus efeitos nocivos e as doenças

Evitar o sobre peso - Obesidade

Não busque por dietas milagrosas e de efeito duvidoso, o que poderá ser mais um agravante para sua saúde.

Você está no seu peso ideal? Veja também:

Saiba qual é o seu Índice de massa corporal ideal

O ideal é procurar reduzir o peso de forma saudável. Isto poderá ser conseguido através bons hábitos alimentares.

Se houver dificuldade, procure um endocrinologista ou um nutricionista.

13 motivos para você ter que procurar um endocrinologista.

Pratique atividades físicas

Não deixe a prática de exercícios físicos de lado. Converse com o seu médico para saber quais são as atividades mais condizentes para o seu quadro clínico.

Procure evitar situações de estresse

Incorporar na sua rotina a prática de atividades que possam contribuir para a redução dos níveis de estresse é fundamental.

Estas atividades podem ser exercícios de meditação, ioga, hobbies, praticar trabalhos voluntários, etc.

Evite a ingestão de álcool

Caso não consiga evitar, procure ingerir menos de duas doses por dia. Uma dose de bebida destilada equivale a um copo de vinho por exemplo.

Monitore sua pressão arterial

O ideal é realizar uma consulta com o seu médico cardiologista periodicamente.

Nestas consultas você terá um acompanhamento mais amplo e assertivo.

Reduza o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Conheça as dicas de prevenção