13 motivos de quando procurar um médico endocrinologista.

O endocrinologista é um especialista com formação em medicina. Posui 2 anos de residência na especialidade ou 5 anos de trabalho comprovado, além de possuir título de especialista da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).


Endocrinologista para que serve

Devo procurar um endocrinologista somente para emagrecer? 

Se sim. Resposta errada!
Se você já pensou em procurar este profissional com a finalidade de tratamento de obesidade, saiba que a área de atuação do endocrinologista vai muito além. 

 

 


Médico Encocrinologista, para que serve?

Este médico é o profissional que pode diagnosticar e tratar qualquer distúrbio relacionado as glândulas endócrinas, ao funcionamento dos hormônios no nosso organismo, o que além de incluir o tratamento da obesidade, atua em diversas outras condições.


Quando procurar um médico endocrinologista.

Veja as principais áreas de atuação do endocrinologista e os motivos que podem sinalizar que está na hora de agendar uma consulta com este profissional.

Afinal, para que serve o endocrinologista?


Reposição hormonal da Menopausa

Realizado com hormônios iguais aos da mulher, esta reposição hormonal é muito eficaz, atuando na redução de riscos causados pela menopausa e amenizando o desconforto.

Crescimento deficiente ou excessivo

Oferece tratamento para crianças com este tipo de problema, que pode ter causa em função de alterações hormonais, genéticas ou nutricionais.

Excesso de peso - obesidade

É um problema oferece diversos riscos para a saúde, tanto adultos como crianças. O tratamento conduzido pelo endocrinologista evita uma série de complicações como evolução para um quadro de diabetes, problemas cardiovasculares e ortopédicos.
Veja também as publicações: 

A obesidade é um grave fator de risco ao coronavírus
 Receita para emagrecer e manter o peso durante a quarentena.



Excesso de Pelos

O aumento de hormônios masculinos em mulheres pode provocar o surgimento do hirsutismo, nome técnico designado a mulheres com excesso de pelos, além da aparição excessiva de acne que atinge principalmente os glúteos, mamilos, abdômen, queixo e buço. O aumento da musculatura também poderá ocorrer em mulheres com aumento de produção desses hormônios.

Doenças da glândula suprarrenal

Estas doenças podem estar ligadas a diversos fatores, portanto fique em alerta em casos de aumento de peso, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, escurecimento da pele e surgimento de estrias avermelhadas

Distúrbios da Puberdade

Ocorre em indivíduos ainda criança que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e que possuem desenvolvimento das mama. Podem apresentar distúrbios hormonais e por isso necessitam de avaliar a origem do problema. 

Por outro lado, pessoas que estão saindo da fase de adolescência e que não desenvolveram essas características também necessitam de uma avaliação.


Distúrbios da Menstruação

A ausência ou alterações no ciclo menstrual, ocorrendo mais de uma menstruação ao mês, podem indicar problemas hormonais e devem receber tratamento adequado.


Doenças da Hipófise

A ocorrência de tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação. Dores de cabeça, distúrbios da visão e mudanças faciais também são sintomas desta doença.

Diabetes

Uma das doenças mais perigosas e silenciosas, a diabetes pode ter sua causa ligada ao excesso de peso. Outros fatores como o parentesco com pessoas que possuem diabetes, hipertensão ou se seus exames indicam frequentes alterações da gordura no sangue, solicitar uma consulta com o endocrinologista poderá a melhor alternativa.

Colesterol e Triglicerídeos

O aumento do triglicerídeos e do colesterol, podem estar ligados a uma alimentação inadequada e algumas doenças que merecem investigação.
Através de diagnóstico e tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares e outras doenças poderão ser reduzidas.

Osteoporose

Doença endócrina, a osteoporose causa dores nos ossos e fraturas frequentes. Caso observe estes sintomas, procure seu endocrinologista. Ele irá diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Andropausa

Geralmente podem ocorrer quando o homem envelhece. A causa está na redução da produção de hormônios masculinos. 

Sensações de cansaço, disfunção sexual ou se você perceber uma redução da força muscular, pode ser o momento de buscar ajuda de um especialista para que um diagnóstico seja realizado.

Tireoide

Caso você perceba um aumento de volume do pescoço ou nódulos, insônia, alterações no ritmo intestinal, nervosismo, coração acelerado ou desacelerado, excesso de frio ou calor,  perda ou ganho de peso, podem revelar distúrbios da tireoide.

Caso haja alguma suspeita em relação ao que foi mencionado, uma consulta com um endocrinologista será a decisão mais acertada.


ENDOCRINOLOGISTA CORNÉLIO PROCÓPIO. 

Agendando sua consulta com um endocrinologista em Cornélio Procópio.

Na policlínica Neurocor, você pode agendar sua consulta com o médico endocrinologista Dr. Rômulo Paris Soares de forma fácil e simples.


Quando devo procurar um endocrinologista

Acesse nossa página de contatos em https://www.policlinicaneurocor.com.br/p/contatos.html  e agende uma consulta através dos diversos canais de comunicação que estão à sua disposição, inclusive via whatsapp.


Veja também:

5 dicas para te ajudar no combate a compulsão por açúcar

Depressão e Deficiência Nutricional. Entenda essa relação e previna a doença.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

8 grupos de risco para o Hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode matar.

Entenda o que é a Cardiomegalia (Coração Grande), as causas, sintomas e os tratamentos.

Como reverter a perda muscular na velhice.

Conselho Regional de Medicina: Como consultar o CRM do médico.