A obesidade é um grave fator de risco ao coronavírus

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontaram pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, são os que apresentaram versões mais graves da doença causada pela COVID-19.

A obesidade além de ser fator de risco para inúmeras doenças como hipertensão, diabetes, arteriosclerose e outras, também é um fator importante e que pode agravar muito o quadro clínico de pessoas contaminadas pelo coronavírus (COVID-19).

Estudos apontam relação Coronavírus - Obesidade.

Estudos realizados na França e nos Estados Unidos, apontam a obesidade como a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo coronavírus. A causa apontada é a inflamação gerada pelo excesso de tecido adiposo.

Foi observado nesses pacientes uma rápida evolução da infecção para uma síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

O tecido adiposo não é composto apenas de gordura, ele é um tecido vivo que secreta vários tipos de substâncias, como hormônios e citocinas, que quebram todo um equilíbrio, prejudicando seu corpo.

Se você permanecer obeso por um período de tempo muito grande, as chances de desencadear doenças é diretamente proporcional.

Além disso o tecido adiposo funciona como um potencial reservatório viral, não somente para a COVID-19, mas diversos tipos vírus.

A inflamação crônica e a síndrome metabólica, desencadeiam uma produção anormal de citocinas e provoca um aumento de reagentes quando na fase aguda.

Anticorpos e o coronavírus

O sistema imunológico em pessoas obesas é alterado, também alterando a primeira linha de defesa.

A inflamação sistêmica de baixo grau, comum em pessoas obesas, está associada ao desenvolvimento de resistência à insulina, aterosclerose, diabetes tipo 2, hipertensão, asma e dislipidemia, todas essas já conhecidas como causas de agravantes em pacientes portadores da covid-19.

Tudo isso pode ser revertido apenas através de uma simples mudança em seus hábitos alimentares.

Se for o seu caso procure ajuda profissional. Se o for o caso de alguém conhecido, compartilhe essa informação. Muitas pessoas desconhecem a gravidade que é estar obeso. Não se trata apenas de um problema estético.