5 perigos que uma atividade física intensa sem check-up médico pode ocasionar.

A execução de atividade física é altamente recomendada, proporcionando diversos benefícios tanto para a saúde física como também para a sua saúde mental.

Existem pontos de atenção que são negligenciados pela maioria da população. Um deles é não realizar um check-up médico antes de iniciar alguma atividade e a outra é não realizar exames de rotina quando executam atividades físicas de forma excessiva.

A internet promoveu o acesso à informação de forma mais democrática e nos últimos anos um número crescente de pessoas estão tomando conhecimento dos benefícios e da necessidade da prática da atividade física e sua importância para a saúde.

Neste cenário surgem novas academias oferecendo diversas modalidades de atividades físicas como crossfit, pilates, musculação, artes marciais, natação, dança e várias outras.

A realização da atividade física é um bom sinal. Indica que a demanda de pessoas que estão preocupadas com a saúde e qualidade de vida é crescente.

O erro começa ao iniciar ou retomar a prática de alguma atividade física sem antes realizar uma avaliação médica, ainda mais agora que estamos retomando as atividades normais, antes paralisadas devido a pandemia.

O início ou a retomada das atividades físicas de forma abrupta pode ocasionar problemas graves, desde dores em diversas partes do corpo até outras condições clínicas, como derrame, infarto e outras, levando inclusive ao óbito.

O segundo erro é quando já estamos praticando uma determinada atividade física e nos animamos com os resultados obtidos. A tendência, neste caso, será intensificar ainda mais, principalmente por parte daqueles que buscam pelo corpo ideal sem se preocupar com suas próprias limitações físicas.

Estas pessoas muitas vezes de forma inconsciente, acabam aumentando o ritmo e exigindo cada vez mais do corpo e o pior: sem acompanhamento médico.


A avaliação médica não é somente para atletas profissionais.

Esta é uma crença equivocada da grande parte da população: o acompanhamento médico ser uma rotina peculiar somente daqueles que praticam esporte de forma profissional.

Todos devemos manter uma rotina de acompanhamento médico.

O principal foco da avaliação médica consiste na investigação das condições físicas do paciente, diagnosticando inclusive sobre a aptidão do paciente para a prática daquela atividade física específica.

Neste cenário, o médico realizará diversos exames para diagnosticar eventuais problemas, prevenindo diversos riscos para a saúde do paciente.


Quando o exagero acontece e a atividade física se torna excessiva.

A tendência de quem já pratica alguma atividade física é aumentar de ritmo e intensidade com o tempo, o que é algo natural.

Afinal queremos progredir e os resultados positivos iniciais obtidos muitas vezes nos impulsionam pela busca de uma maior performance.

O erro é quando essa busca acontece sem acompanhamento médico. 

Sem o suporte de uma avaliação médica prévia, as consequências para a saúde poderão ser graves, independente de raça, idade ou gênero. 

É preciso compreender que uma atividade física executada de forma excessiva e sem acompanhamento médico, poderá trazer impacto negativo para a saúde, podendo provocar graves complicações como:


1 - Ritmo cardíaco e pressão arterial fora de controle.

Uma vez que não existe acompanhamento médico para apurar quais são os parâmetros funcionais do coração e anatômicos do paciente, o exagero cometido durante a prática exagerada uma determinada atividade física poderá ocasionar picos elevados de pressão, arritmia cardíaca e até aumentar o risco de derrame cerebral e infarto do coração.


2 - Aumento do risco de Osteoporose precoce

A atividade física em exagero atrapalha e pode interromper a constante renovação do tecido ósseo que é necessária para que haja a manutenção estrutural.

Ao interromper o processo regenerativo da estrutura óssea, casos de faturas conhecidas como espontâneas podem ocorrer, devido ao enfraquecimento dos ossos e casos de osteoporose precoce poderão surgir até mesmo em pacientes jovens.


3 - Lesões ortopédicas

Uma atenção constante é necessária quando se trata dos nossos joelhos, ombros e quadril.

Na musculação é comum ocorrer lesões nestas regiões, ainda mais quando começa a existir competição de quem suporta a maior carga. Cuidado! Não é raro haver casos de competição entre alunos, seja qual for o esporte que está sendo praticado. 

É importante lembrar que ao executar uma atividade física com extrema intensidade, lesões irreparáveis nas articulações poderão ocorrer. 


4 - Anemia

O exercício quando é intenso, promove um gasto das reservas de ferro do organismo.

Novamente o componente acompanhamento médico entra na equação. 

Não havendo uma alimentação compatível, com uma suplementação adequada em certos casos, uma deficiência nutricional poderá ocorrer, uma vez que o ferro é um componente essencial para o transporte de oxigênio para os nossos tecidos e órgãos.

Diante disto a pessoa poderá desenvolver um quadro de anemia, podendo agravar ainda mais, uma vez que o coração e o cérebro por exemplo, são órgãos que não toleram deficiências no transporte de oxigênio.


5 - Ciclo menstrual alterado

As mulheres quando executam atividades físicas de elevada intensidade, por longos períodos, pode provocar estresse no organismo, alterando ou até interrompendo o ciclo menstrual.


Médico cardiologista em Cornélio Procópio

Na policlínica Neurocor, você poderá realizar a avaliação completa do seu coração, através de diversos exames, entre eles: exames de ecocardiograma transtorácico com doppler colorido, teste ergométrico, holter 24 horas e outros com o médico cardiologista Dr. Rodolfo Paris Soares.


Endocrinologista em Cornélio Procópio

Cuidar da sua saúde nutricional é fundamental para obter um melhor rendimento nas suas atividades físicas.

Na Policlínica Neurocor, o dr. Rômulo Paris Soares é o médico Endocrinologista e Nutrólogo que pode avaliar e prestar o melhor suporte com relação a sua nutrição.


Clínica Médica Neurocor 

Na Neurocor além das especialidades citadas, você poderá agendar sua consulta com vários outros médicos especializados em diversas outras áreas da medicina.

Possuímos uma equipe altamente capacitada de médicos Cardiologista, Endocrinologista, Neurologista, Obstetra, angiologista, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia vascular, clínica médica, gastroenterologista, ginecologista, hematologista, infectologista, oncologista, orientação física,  ortopedista, pneumologista, reumatologista e traumatologista.

Agende seu check-up na policlínica Neurocor.



Veja também:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

8 grupos de risco para o Hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode matar.

Entenda o que é a Cardiomegalia (Coração Grande), as causas, sintomas e os tratamentos.

Como reverter a perda muscular na velhice.

Conselho Regional de Medicina: Como consultar o CRM do médico.