A importância do Teste Ergométrico com um médico cardiologista.

Sabemos da importância que é cuidar da sua saúde.

Teste Ergométrico em Cornélio Procópio

A realização de um check-up anual permite a identificação precoce de doenças e fatores de risco.

O teste ergométrico com o Dr rodolfo cardiologista

O teste ergométrico, que também é conhecido como teste de esforço ou ainda teste de esteira, em combinação com outros exames, pode auxiliar na avaliação cardiovascular.

O exame ergométrico (exame de esteira) identifica problemas cardíacos, pois analisa como o coração do paciente responde ao esforço físico.

O teste simula o esforço no qual o paciente estaria submetido em situações do cotidiano, como subir uma ladeira ou subir escadas, por exemplo.

Situações onde o teste Ergométrico pode ser indicado.

A finalidade do teste ergométrico é averiguar se o nosso coração está saudável e pode ser indicado nas seguintes situações:

• Suspeita de capacidade cardio respiratória prejudicada;
  • Verificar a capacidade cardio respiratória após os 40 anos ou antes se o paciente apresenta fatores de risco para doença coronariana;
  • Avaliar o estado de saúde dos dispositivos implantados;
  • Avaliação da resposta terapêutica a medicamentos e evolução clínica.
  • Avaliar a função cardíaca durante o exercício;
  • Avaliação pré-participação de atividades esportivas e de condicionamento;

Doença que poderão ser identificadas através do teste ergométrico.

Com esta avaliação do nosso coração durante a atividade física, é possível diagnosticar algumas doenças:

• Arritmias cardíacas;
  • Distúrbios de condução;
  • Distúrbios hemodinâmicos;
  • Estratificação de risco para infarto do miocárdio;
  • Hiper-reatividade da pressão arterial ao esforço.
  • Hipertensão arterial;
  • Isquemia miocárdica;
  • Pré-excitação ventricular tipo Wolf-Parkinson-White.

Preparação para o teste Ergométrico

Por ser um teste de esforço físico, algumas precauções deverão ser tomadas para realizar o teste Ergométrico, entre elas:

• Abster-se de realizar atividades físicas 24 horas antes do teste Ergométrico;
  • Ter uma boa noite de sono antes de realizar o teste;
  • Ao realizar o exame, o paciente não deverá estar em jejum;
  • Quanto a alimentação, o paciente deverá realizar o consumo de alimentos de fácil digestão, 2 horas antes do início do teste;
  • O paciente deverá utilizar roupa confortável e tênis para a execução do exercício físico;
  • O paciente não deverá fumar pelo menos 2 horas antes e 1 horas após a realização do exame;
  • Caso faça uso de medicamentos, o paciente deverá levar uma lista dos remédios que utiliza.
Como é feito o teste ergométrico em Cornélio Procópio

Como é feito o teste Ergométrico com cardiologista Cornélio Procópio.

Utilizando esteira ou bicicleta, um eletrocardiograma e um monitor de pressão arterial.

Este é um exame executado de forma simples, sendo realizado seguindo os seguintes passos:

1. Eletrodos são colocados no tórax do paciente;
  2. Na sequência, um dispositivo é colocado no braço para medir a pressão arterial;
  3. O paciente é então colocado em uma esteira ou bicicleta ergométrica;
  4. O paciente movimenta-se com intensidade progressiva, respeitando seu condicionamento. A desaceleração é gradual após atingir a exaustão espontânea ou a frequência cardíaca máxima de 100% esperada para a idade.

Qual é o preço para realizar o teste Ergométrico ou teste de Esforço.

Na clínica Neurocor de Cornélio Procópio o exame é realizado com o doutor Rodolfo cardiologista.

Você conta com equipamentos modernos e atendimento especializado para realizar seu exame de coração na esteira.

Aceitamos várias formas de pagamento, inclusive via cartão de crédito. Consulte o valor do teste ergométrico.

A Policlínica Neurocor possui vários canais de atendimento. Você poderá entrar em contato conosco inclusive via whatsapp.

Agende sua consulta com o dr. Rodolfo Cardiologista.

Entre em contato e agende seu exame.

Clínica Neurocor - Frase motivacional