A importância de uma consulta pós-covid-19

Sequelas podem permanecer por meses, mesmo após o tratamento da fase aguda da doença causada pelo coronavírus Sars-CoV-2.

Após o vírus deixar o organismo, tais sequelas podem estar espalhadas por órgãos como pulmão, coração e cérebro, permanecendo por meses, mesmo naqueles pacientes que tiveram a forma mais leve da doença.

Diante destas estatísticas, médicos de diferentes especialidades sugerem uma consulta após o término da infecção com a finalidade de checagem de eventuais sequelas.

Esta consulta de verificação é ainda mais recomendada em casos onde o paciente deseja retomar a prática de atividades físicas.

Dados apontam necessidade de uma avaliação pós-Covid-19

Vários estudos ao redor do mundo estão buscando avaliar qual é o cenário pós-Covid-19.

Cientistas estimam que apenas entre 10 e 20% dos pacientes relatam uma recuperação completa nos primeiros meses após a cura, porém 50% relatam ainda sentir fadiga incomum.

Nunca foi tão urgente como agora. Saiba sobre Embolia ou Trombose Pulmonar.

Sintomas como dores no peito, dores de cabeça, perda de olfato (anosmia) e falhas na memória também surgem nos relatos e completam o quadro estatístico, podendo até indicar uma condição crônica em certos casos.

Diante dos relatos e dados estatísticos sobre avaliações pós-Covid-19, a dica é que todos os pacientes deveriam procurar um médico após a doença.

Cada pessoa possui hábitos e ritmo de vida diferentes, portanto é importante saber se há alguma sequela antes de retornar à vida normal.

Algumas pessoas podem ficar com alguma inflamação que pode durar meses.

A dica é consultar com um profissional da área médica que realize uma avaliação global, neste caso um clínico geral poderá ser uma opção. Caso houver a necessidade de uma avaliação complementar o paciente poderá ser encaminhado para as especialidades necessárias.

Dores de cabeça, perda de memória e sonolência excessiva, podem estar ligados à ação do vírus no sistema nervoso, portanto uma consulta com o médico neurologista é indicado.

CORONAVIRUS (COVID-19) Atualização 03/07/2021

QUANDO EU DEVO FAZER CHECK-UP PÓS-COVID-19?

1. Antes de retomar atividade física
  2. Após formas moderadas ou graves da doença
  3. Casos leves com algum sintoma persistente

Quais são os exames PÓS-COVID-19 que o médico pode pedir

Entre os diversos exames temos:

Exames Pulmonares

• Tomografia de tórax
  • Ecocardiograma pulmonar
  • Prova de função pulmonar

Exames Cardiológicos

• Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma do coração
  • Teste ergométrico

Exames Neurológico

• Ressonância magnética

A CLÍNICA NEUROCOR DE CORNÉLIO PROCÓPIO E OS EXAMES PÓS-COVID-19.

Que tal aproveitar a ocasião e já adiantar aqueles exames de rotinas que todo paciente deveria realizar.

A policlínica Neurocor de Cornélio Procópio possui quadro médico de diversas especialidades para dar suporte completo aos pacientes que se trataram da covid-19 e desejam realizar um check-up pós-covid-19.

Clínica Neurocor de Cornélio Procópio amplia quadro de especialidades médicas.

Você poderá entrar em contato com a nossa central de atendimento para tirar dúvidas ou agendar sua consulta clicando aqui