Nunca foi tão urgente como agora. Saiba sobre Embolia ou Trombose Pulmonar.

Embolia Pulmonar: O que é?

Condição grave também conhecida como trombose pulmonar ou ainda tromboembolismo pulmonar (TEP), a embolia pulmonar surge quando um coágulo provoca a obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos que transportam sangue para o pulmão, desta forma impedindo que o oxigênio atinja os tecidos afetados.

Embolia Pulmonar: Dados Estatísticos.

Estimativas apontam que cerca de 430.000 pessoas na Europa e entre 300.000 a 600.000 pessoas nos Estados Unidos sejam afetadas pela doença anualmente.

No Brasil, antes da pandemia da COVID-19, a doença já atingia entre 3,9% a 16,6% da população.

Embolia Pulmonar: Causas.

Um coágulo de sangue ou trombo geralmente é o causador da embolia pulmonar.

Este coágulo geralmente se desloca de outra parte do corpo até o pulmão.

No pulmão, o coágulo fica preso, obstruindo a passagem do sangue.

Esta obstrução compromete parte do pulmão.

A falta de oxigenação nestas regiões provoca a morte progressiva dos tecidos envolvidos na parte afetada.

O resultado é uma falta de ar repentina, tosse intensa e dor no peito, ocorrendo principalmente no ato de respirar.

Qualquer pessoa pode desenvolver uma embolia pulmonar, porém há fatores que podem contribuir para aumentar os riscos da aparição de um coágulo entre eles:

• Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Ter idade superior a 60 anos;
  • Utilizar pílula ou fazer tratamentos de reposição hormonal.
  • Histórico de trombose venosa profunda;
  • Fraturas no quadril e nas pernas;
  • Histórico familiar de trombose pulmonar;
  • Problemas de coagulação;
  • Histórico de AVC ou infarto;