Quando se verifica um acúmulo excessivo de tecido adiposo a ponto desta condição causar um impacto negativo para a sua saúde, teremos um quadro de obesidade.

A obesidade é uma questão preocupante na saúde pública. Esta condição está relacionada a causa de várias doenças como diabetes do tipo 2, depressão, osteoartrite, alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares.

O cálculo do IMC (índice de massa corporal) é uma das formas utilizadas para identificar se uma pessoa está obesa e também classificar qual é o grau de obesidade que esta pessoa possui.

O resultado deste cálculo será comparado com a tabela abaixo e indicará qual é o seu grau de obesidade.
  • Peso normal: IMC entre 18.0 a 24,9 kg/m2
  • Sobrepeso: IMC entre 25.0 a 29,9 kg/m2
  • Obesidade grau 1: IMC entre 30.0 - 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: IMC entre 35.0 - 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.

Obesidade Grau 1: O que é?

O grau de obesidade 1

Quando uma pessoa possui um índice de massa corporal entre 30 e 34,9 Kg/m2, ela apresenta um quadro de obesidade de grau 1.

A obesidade tipo 1 é considerada a forma mais leve de obesidade e, mesmo assim, já pode causar problemas de saúde.

Este já é um indicador onde se verifica um aumento na probabilidade para o surgimento de inúmeras doenças e motivo pelo qual é importante que você procure perder peso para sair deste grupo de risco.

O que é obesidade tipo 1

A obesidade tipo 1 é um transtorno de saúde em que o acúmulo excessivo de gordura corporal se torna um risco para a saúde.

A obesidade 1 está associada a um aumento no risco de doenças cardiovasculares, diabetes e outras condições de saúde.

Estar obeso reduz sua qualidade de vida por isso é importante prevenir a obesidade para evitar complicações futuras.

Conforme a tabela apresentada, quanto maior o grau de obesidade, maiores são as chances de complicações para a sua saúde.

Sinais e Sintomas da Obesidade Grau 1: O que Você Precisa Saber

A obesidade grau 1 é considerada a forma leve da doença, porém ainda está associada a condições médicas e sintomas físicos e mentais. Alguns dos sintomas da obesidade grau 1 incluem:
  • Aumento de peso a partir do índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 34,9.
  • Redução da resistência à insulina.
  • Aumento da pressão sanguínea.
  • Aumento do colesterol.
  • Alterações na gordura corporal, com acúmulo na barriga.
  • Aumento do risco de diabetes tipo 2.
  • Aumento do risco de doenças cardiovasculares.
  • Dores nas articulações.
  • Dificuldades respiratórias.
  • Fadiga frequente.
Sinais e Sintomas da Obesidade Grau 1: O que Você Precisa Saber

Os Riscos da Obesidade de Grau 1 para a Saúde.

A obesidade de grau 1 é um sinal de alerta para a saúde, sendo importante que as medidas necessárias sejam tomadas para evitar que ela progrida para níveis mais graves.

Os riscos para quem já foi diagnosticado como obeso grau 1, está correndo sério riscos de vir a desenvolver:
  • Diabetes tipo 2;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Hipertensão;
  • Complicações na gravidez;
  • Apneia do sono;
  • Problemas articulares;
  • Câncer;
  • Doenças hepáticas;
  • Infecções respiratórias;
  • Distúrbios da tireoide.

Obesidade grau 1: riscos

Ter um corpo acima do peso traz efeito negativo para todo o corpo.

A obesidade grau i tem taxas de prevalência cada vez maiores na população, principalmente em adultos e crianças. É uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo.

Obesidade grau 1: Dicas para tratamento.

Obesidade grau 1 tratamento

Dica 1 - Alimentação

Controlando a quantidade e a qualidade da alimentação que você ingerir fará com que você perca peso.
É importante que você procure ajuda profissional para obter uma avaliação mais precisa do seu quadro, desta forma obtendo uma melhor orientação de qual tipo de alimentos consumir.

O endocrinologista ou um nutricionista será a escolha mais assertiva para te auxiliar na busca pelo peso ideal.

Dica 2 - Atividade física

A atividade física deve estar presente na sua rotina. É importante que você siga um plano de atividade física, adequada ao seu peso e de preferência acompanhado por um profissional da área.

Nestas atividades poderão estar incluídas as caminhadas, bicicleta, musculação, natação,etc.

Dica 3 - Medicamentos

O uso de medicamentos para auxiliar na perda de peso deverá ser feita somente mediante avaliação médico endocrinologista.

Este profissional irá realizar uma avaliação,  visando apurar o quadro clínico do paciente e se for o caso, irá receitar quais medicamentos poderão auxiliar na perda de peso.

Na maioria dos casos de obesidade de grau 1 a reeducação alimentar acompanhada e uma rotina de atividades físicas serão suficientes.

Dica 4 - Terapias de grupo ou individual

Atualmente existem programas que visam o emagrecimento que oferecem apoio psicológico além do cronograma alimentar e de atividades físicas.

A causa de muitos casos de obesidade têm origem em algum fator de ordem psicológica. Conhecer quais são esses fatores poderão ser de grande ajuda no processo de tratamento.

O fator psicológico também é de grande ajuda durante o processo para evitar que o paciente desista do tratamento, servindo como reforço motivacional.

como sair da obesidade grau 1

Combate à Obesidade Grau 1: Investindo na Saúde e no Bem-Estar

A obesidade grau 1 é um problema de saúde que deve ser combatido de forma proativa.

É necessário desenvolver medidas de prevenção e tratamento acessíveis que envolvam a educação do paciente para que ele possa desenvolver hábitos saudáveis que ajudem a controlar o peso.

É importante que sejam realizadas campanhas de conscientização para que as pessoas saibam como lidar com a obesidade e não aumentem seu risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade.

A obesidade é um problema de saúde sério que deve ser tratado com responsabilidade e comprometimento.