9 sinais que podem indicar consumo exagerado de carboidrato

Nossas funções corporais e atividade físicas necessitam de energia que é obtida através dos carboidratos que ingerimos, porém é necessário haver um equilíbrio, evitando seu consumo de forma excessiva ao elaborar o seu cardápio.

consumo exagerado de carboidrato

É preciso haver um equilíbrio. Saber realizar boas escolhas e dosagens na quantidade consumida, fará grande diferença no seu hábito alimentar desta forma refletindo na sua qualidade de vida.

A diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos

Os Carboidratos simples

Alimentos que possuem carboidratos simples em sua composição são os menos recomendados para consumo ou quando consumidos, recomenda-se que haja moderação no seu consumo.

Os carboidratos simples também são chamados de carboidratos ruins.

O motivo é que os alimentos ricos em carboidratos simples são absorvidos rapidamente pelo organismo.

Isto aumenta de forma brusca a glicose na corrente sanguínea, fazendo o pâncreas entrar em ação, produzindo insulina em excesso para reduzir os níveis de glicose no sangue.

Além disso, seu consumo de forma descontrolada causa um excedente com maior facilidade, além daquela energia necessária. Este excesso se converte em reservas que se acumulam em forma de gordura.

A tentação está no sabor. Os alimentos ricos em carboidratos simples são os mais saborosos. Entre os alimentos que contém carboidratos simples temos:

Produtos elaborados com açúcar refinado:

Bolos, biscoitos, bolachas, sorvete, refrigerantes, sucos, doces, etc.

Produtos elaborados principalmente com farinha de trigo:

Pães, bolos, lanches, pastéis, coxinhas, macarrão, pizzas, lasanhas, tortas, etc.

O sedentarismo aliado ao consumo excessivo de carboidratos causa a obesidade e a obesidade é fator de predisposição para várias doenças.

Os Carboidratos complexos

Os alimentos ricos em carboidratos complexos possuem maior quantidade de minerais, fibras e vitaminas, sendo considerados mais nutritivos.

Sua absorção ocorre de forma mais lenta, permitindo ao organismo liberar a energia processada, de forma gradual.

Após sua ingestão ocorre um leve aumento dos níveis de glicose no sangue, que ocorre de forma prolongada, desta forma promovendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Podemos encontrar carboidratos complexos em diversos alimentos, entre eles:

• Arroz integral,
  • Massas integrais,
  • Aveia,
  • Lentilha,
  • Grão de bico,
  • Outros cereais integrais.

Os sinais de excesso no consumo de carboidratos

Consumir carboidratos em quantidades excessivas, por longo prazo, principalmente carboidratos simples aumenta os níveis de insulina e acúmulo de gordura no corpo.

A obesidade é uma condição que contribui para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas entre elas:

• Constipação;
  • Diabetes mellitus tipo 2;
  • Doença renal crônica;
  • Obesidade;
  • Dislipidemias (colesterol e triglicérides altos);
  • Doenças cardiovasculares;

Segundo dados obtidos do volume da pesquisa nacional de saúde, obtidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2019, a proporção da população considerada obesa entre 2002 e 2019, mais que dobrou, de 12,2% para 26.8%.

Durante o período apurado, a população feminina teve um acréscimo de 14,5% para 30,2%, enquanto que a população masculina subiu de 9,6% para 22,8%.

Esses são dados alarmantes, considerando as diversas consequências que o fato de estar obeso traz para a saúde do indivíduo.

consumo exagerado de carboidrato

Listamos 9 sinais indicativos de que você pode estar exagerando no consumo ou escolhendo o tipo errado de carboidratos.

1. Sensação frequente de estar inchado;
  2. Aumento de peso;
  3. Surgimento de problemas de cabelo e pele;
  4. Problemas dentários;
  5. Infecções genitais frequentes;
  6. Insônia;
  7. Falta de concentração;
  8. Alterações no sistema imunológico;
  9. Fadiga.

Médico Endocrinologista na Policlínica Neurocor

A importância da realização de exames de rotina é de extrema importância para o monitoramento constante do seu estado de saúde.

A prevenção é o melhor remédio.

Ao perceber um ou mais sinais listados nesta matéria, não hesite em procurar suporte médico.

Na Neurocor de Cornélio Procópio, você pode agendar uma consulta com o Dr. Rômulo Paris Soares de forma rápida e simples.

O Dr. Rômulo é médico especializado em endocrinologia, metabologia, nutrologia e clínica médica.

Oferecemos vários meios de atendimento entre eles:

• Neurocor Whatsapp;
  • Neurocor Telefone;
  • Neurocor E-mail.

Entre em contato conosco agora mesmo.