Espaço publicitário - anuncie sua marca no nosso site.

Laboratório São Marcos
Publicidade

Cuidado com o DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.

A diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir ou usar a insulina de maneira adequada. 

Cuidado com o DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.

Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2.


Tipos de diabetes

A causa da diabetes tipo 1 é a falta de produção de insulina pelo pâncreas devido ao ataque do sistema imunológico às células responsáveis por produzir essa hormona.

DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.

Causas da diabetes

Já a causa da diabetes tipo 2 é a resistência à insulina, ou seja, o corpo não consegue utilizar a insulina de maneira eficiente.

Um alerta emitido pela Federação Internacional de Diabetes mostra um aumento de 16% de incidência de casos de diabetes na população mundial entre os anos de 2019 e 2021.


DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e afeta cerca de 90% dos casos de diabetes em todo o mundo. 

A doença é responsável por cerca de 4 milhões de mortes anualmente em todo o mundo.

No Brasil, a diabetes tipo 2 é uma das principais causas de morte e tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

No Brasil são 16,8 milhões de casos, totalizando cerca de 7% da população.

A doença é mais prevalente entre os grupos de maior idade e é mais comum entre os homens do que entre as mulheres.

O Diabetes tipo 2 é responsável por 90% dos casos, sendo caracterizado pela quantidade excessiva de açúcar no sangue. 

A diabetes tipo 2 também está associada a outras doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame, doença renal e cegueira, e pode levar a complicações graves se não for tratada de maneira adequada.

É importante prestar atenção aos sintomas e fazer exames de rotina para identificar o risco de desenvolver a doença e iniciar o tratamento adequado caso seja necessário.

Neste cenário, a causa da elevada taxa de açúcar no sangue é decorrente de um fenômeno conhecido como resistência à insulina, podendo desencadear uma série de complicações. 

O diabetes tipo 2 pode trazer as seguintes complicações:

  • Amputações;
  • Neuropatia periférica;
  • Falência renal;
  • Retinopatia (cegueira);
  • Infartos;
  • A.V.C.

DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.


Sintomas e sinais do diabetes

O diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa. Os sintomas costumam ser observados somente anos após a instalação da doença.

O ideal é identificar qual é o nível de glicose no sangue de tempos em tempos. Este exame poderá ser realizado através de exames de rotina.

Além disso, é importante ficar atento às seguintes condições:

  • Redução de peso: o diabetes pode levar à perda de peso porque o corpo está queimando gordura e músculo em vez de glicose para obter energia.
  • Boca seca;
  • Formigamento dos pés e das pernas: o excesso de açúcar no sangue pode afetar os nervos e levar a formigamento e dormência nas extremidades.
  • Fadiga constante: o diabetes pode levar ao cansaço porque o corpo não está recebendo a energia que precisa para funcionar de maneira adequada.
  • Demora na cicatrização de feridas: o excesso de açúcar no sangue pode afetar a capacidade do corpo de cicatrizar ferimentos.
  • Aumento da sede e da necessidade de urinar: o excesso de açúcar no sangue pode levar a uma desidratação e aumentar a necessidade de beber água e urinar.
  • O diabetes tipo 2 geralmente é uma condição adquirida ao longo da vida, resultante dos maus hábitos alimentares e sedentarismo.
  • Visão turva: o excesso de açúcar no sangue pode afetar a capacidade do corpo de produzir líquido para lubrificar os olhos, o que pode levar a problemas de visão.
  • Infecções frequentes: o excesso de açúcar no sangue pode afetar o sistema imunológico e aumentar o risco de infecções.
  • Fome constante: o corpo pode sentir fome constantemente porque não está conseguindo obter a energia que precisa das células de glicose.

DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.

As causas e os riscos do diabetes

O diabetes tipo 2 aparece na maioria das vezes durante a vida adulta, em pacientes portadores de síndrome metabólica, pessoas sedentárias, obesas ou em pessoas que possuem a combinação destas condições. Além disso também são fatores de risco:

  • Má alimentação;
  • Gordura abdominal acumulada: o excesso de peso, especialmente na região abdominal, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Falta de exercícios físicos: a falta de exercícios físicos pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, pois ajuda a manter o peso corporal saudável e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Faixa etária superior aos 45 anos: o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta com a idade.
  • Mulheres que tiveram diabetes gestacional;
  • Pressão alta;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Mulheres que tiveram bebês com peso superior a 4 kg;
  • Apnéia do sono.
  • Histórico de pré-diabetes: se você teve níveis elevados de açúcar no sangue no passado, pode estar em risco de desenvolver diabetes tipo 2.


A prevenção do Diabetes tipo 2

A alimentação saudável combinada com uma rotina de atividades físicas é o principal fator para evitar o surgimento do diabetes tipo 2.

Manter-se no peso ideal é prioridade para diminuir a ameaça, assim como diminuir a circunferência da cintura (gordura abdominal).

Uma abordagem mais rigorosa do ponto de vista nutricional se faz necessário para controlar a alimentação destes pacientes, além da prática regular de atividades físicas.

Para confirmação do Diabetes tipo 2 ou tipo 1, o médico especialista solicita alguns exames para verificação da taxa de glicose no sangue.

A prevenção do diabetes tipo 2 é possível através de alguns cuidados simples, como:

  • Manter um peso saudável: o excesso de peso, especialmente na região abdominal, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 
  • Manter um peso saudável através de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares pode ajudar a prevenir a doença.
  • Consumir uma alimentação saudável: evitar o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar e gorduras pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. 
  • O consumo de frutas, verduras e grãos integrais, por outro lado, pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
  • Praticar exercícios físicos: a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a controlar o peso, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.
  • Controlar a pressão arterial: manter a pressão arterial sob controle pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, pois a pressão arterial alta pode aumentar o risco de desenvolver a doença.
  • Fazer exames de rotina: fazer exames de rotina, como exames de sangue e de glicemia, pode ajudar a identificar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e permitir que a doença seja tratada de maneira adequada caso seja diagnosticada.
  • Lembre-se de que a prevenção do diabetes tipo 2 é importante para manter a saúde em geral e evitar complicações graves. Se você tiver um risco aumentado de desenvolver a doença, fale com um médico sobre as medidas de prevenção que pode tomar.

Tenha em mente de que a prevenção do diabetes tipo 2 é importante para manter a saúde em geral e evitar complicações graves. 

Se você tiver um risco aumentado de desenvolver a doença, fale com um médico sobre as medidas de prevenção que pode tomar.

As causas e os riscos do diabetes



O Dr. Rômulo, médico endocrinologista em Cornélio Procópio

O diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, neste caso,  a melhor medida é a prevenção aliada com o monitoramento, realizado através de exames de rotina.

Uma abordagem mais rigorosa do ponto de vista nutricional se faz necessário para controlar a alimentação destes pacientes, além da prática regular de atividades físicas.

Para confirmação do Diabetes tipo 2 ou tipo 1, o médico especialista solicita alguns exames para verificação da taxa de glicose no sangue.


Neurocor Whatsapp

Agende uma consulta com o médico endocrinologista - Dr. Rômulo Paris Soares.

Além do médico endocrinologista, a policlínica Neurocor oferece diversas outras especialidades da medicina para proporcionar amplo suporte para a sua saúde.

Na Clínica Neurocor de Cornélio Procópio, o nosso foco é sua saúde.

Conheça o nosso quadro de especialistas, através do nosso site.

Você pode agendar sua consulta via whatsapp ou através de outros canais de atendimento que estão à sua disposição na nossa página de contatos.


Veja também:

Saiba porquê o Exame de Rotina na clínica Neurocor deve estar na sua agenda para este ano

5 dicas para te ajudar no combate a compulsão por açúcar


DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.

Postagens mais visitadas deste blog

Cardiomegalia (Coração Grande): Causas, Sintomas e tratamentos.

Alimentos que inflamam e provocam dores nas articulações

Os 4 hormônios da felicidade: quais são e como são produzidos

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

4 dicas que você precisa saber para evitar a obesidade grau 1