A importância do endocrinologista no combate ao consumo exagerado de açúcar

Grande parte da responsabilidade pelo nosso bem-estar físico possui relação direta com o que consumimos como alimento.

A importância do endocrinologista no combate ao consumo exagerado de açúcar

Nosso corpo exige muita demanda de energia que é obtida através dos alimentos, principalmente daqueles ricos em carboidratos.

Neste grupo de macronutrientes está o açúcar que embora seja uma fonte de energia, o seu consumo quando em excesso pode ter efeito contrário, deixando o corpo mais cansado e pesado, além de desencadear processos inflamatórios, prejudicando nosso organismo.

Em 2018, um estudo publicado no periódico Nutrients, revelou que o consumo de açúcar contribui para elevar os níveis de biomarcadores de inflamação e aumento dos processos inflamatórios.

As inflamações ocorrem em resposta aos estímulos agressivos que o açúcar provoca no nosso organismo, alterando o metabolismo e elevando a liberação de substâncias inflamatórias.

Normalmente assintomáticas, estas inflamações crônicas são capazes de gerar diversas substâncias que são responsáveis pela deterioração de diversos tecidos do nosso organismo.

As consequências do consumo excessivo de açúcar

Ao exceder na ingestão de açúcar, vários mecanismos bioquímicos são ativados provocando:

• Alterações na microbiota e parede intestinal;
  • Desencadeando a liberação de citocinas inflamatórias;
  • Reduzindo a sensibilidade à insulina;
  • Aumento das alterações nas funções de coagulação;

Estas alterações aumentam os riscos de doenças metabólicas, degenerativas, cardiovasculares e neoplásicas.

O açúcar refinado está no topo desta categoria. Altamente calórico e sem nenhum valor nutricional, este tipo de carboidrato está presente em doces, bolos, sorvete e vários outros produtos alimentícios.

Ao negligenciar no controle da ingestão de açúcar na sua alimentação, você estará submetendo sua saúde a diversos riscos. Considere reduzir ao máximo a ingestão de produtos com açúcar.

Os malefícios do açúcar

Listamos 6 motivos para você considerar cortar o açúcar como primeiro passo para um estilo de vida mais saudável.

1 - Provoca inflamações nas veias e artérias, elevando o risco do surgimento de varizes, de derrame e infarto.

2 - Prejudica o fluxo sanguíneo, comprometendo o desempenho sexual, alterando o pH vaginal nas mulheres e elevando o risco de disfunção erétil nos homens.

3 - As citocinas inflamatórias liberadas pelo açúcar causam dores e prejudicam as articulações.

4 - Agrava a artrite.

5 - Afeta nossos rins ao prejudicar o fluxo sanguíneo, pois atrapalha os rins de executar sua função de filtragem. Uma das principais causas da insuficiência renal é justamente a diabetes.

6 - As reações provocadas pelas proteínas com o açúcar no nosso sangue promove o envelhecimento precoce da nossa pele.

Caso você ainda não tenha se convencido, que tal saber dos benefícios que você terá ao cortar o consumo de açúcar?

Ao cortar o açúcar, após 30 dias, você já estará notando mudanças positivas no seu organismo e no seu corpo. As principais são:

1 - Perda de peso;

2 - Redução de celulites;

3 - Melhora de humor;

4 - Redução de acnes;

5 - Melhora da saúde intestinal;

6 - Melhora da qualidade do sono;

7 - Melhora de disposição;

8 - Melhora de parâmetros laboratoriais, o que significa uma redução de risco de surgimento de doenças.

Benefícios ao cortar o consumo de açúcar

Endocrinologista em Cornélio Procópio para melhorar a qualidade da sua alimentação.

O açúcar é uma substância que ativa a região do nosso cérebro relacionada a compensação e prazer e por isso não é uma tarefa fácil reduzir o consumo desta substância.

Felizmente existem alternativas menos agressivas ao açúcar que podem te ajudar nessa jornada. Além disso considere realizar uma consulta com um profissional.

Na Policlínica Neurocor de Cornélio Procópio, o Dr. Rômulo Paris Soares é o médico profissional mais indicado para te acompanhar nesta jornada.

Não inicie uma mudança drástica na sua alimentação sem antes receber uma orientação profissional.

Agende sua consulta agora mesmo na clínica Neurocor e mude para um estilo de vida saudável com orientação profissional.