Os benefícios da cúrcuma em pacientes com doenças cardiovasculares.

Na Índia, a especiaria de coloração amarela, a cúrcuma, é para a maioria das pessoas daquele país, carinhosamente conhecida como a “rainha da cozinha”.

Existem registros a respeito da utilização da cúrcuma (também conhecida por açafrão da terra) pelos indianos e indonésios há 4 mil anos atrás, porém foram os mercadores árabes, os responsáveis por espalhar este tempero pelo mundo.


Os benefícios da Cúrcuma na alimentação.

A cúrcuma possui um poderoso composto antioxidante e anti inflamatório chamado de curcumina.

Esta substância ativa da cúrcuma é rica em polifenóis. Melhora a função endotelial, sendo excelente tanto para o nosso coração quanto para a atividade física.

Além disso a curcumina combate diversos outro fatores de risco de doenças cardíacas incluindo:

  • redução da inflamação crônica;
  • redução do impacto da glicose elevada;
  • normalização dos perfis de lipídios no sangue.

Desta forma, a curcumina atua no combate a cascata de eventos que levam a infartos, insuficiência cardíaca, derrames e complicações microvasculares, observadas principalmente em pessoas diabéticas.

Existem estudos como o publicado no Journal of Applied Physiology, onde foi observado que a curcumina também pode agir no reparo a intolerância ao exercício enfrentada por pacientes com insuficiẽncia cardíaca.

O estudo demonstrou que o tratamento com curcumina melhorou a função muscular e a capacidade de exercício em pessoas com insuficiência cardíaca. 

A curcumina bloqueia uma ampla gama de reações bioquímicas envolvidas na hipertrofia cardíaca (aumento das câmaras cardíacas), inflamação e fibrose.

Os pesquisadores observaram uma redução na sinalização normal de uma proteína Nrf2 que pode ter um papel na expressão prejudicada de enzimas antioxidantes.

As enzimas antioxidantes previnem e reparam os danos do estresse oxidativo e também melhoram o desempenho nos exercícios.

A curcumina também foi apontada como redutora do excesso de agregação de plaquetas que ocorre no sangue quando em formação de coágulo. 

Desde que a inflamação é a causa de muitas condições, incluindo doenças cardíacas, as habilidades anti-inflamatórias bem estabelecidas da curcumina a tornam um componente importante em um plano de dieta saudável para o coração.


O uso da Cúrcuma na culinária.

Você pode adicionar cúrcuma em diversas receitas entre elas:

  • receitas de frango;
  • sopas;
  • legumes assados;
  • molhos para saladas;
  • e ovos mexidos.

Para obter sua melhor absorção, adicione nos alimentos que contêm gorduras saudáveis, como azeite de oliva, uma vez que os compostos do açafrão que promovem a saúde são solúveis em gordura.


O plantio da Cúrcuma

A muda se adapta a vasos ou jardim.

Escolha um local que receba bastante luz do sol e prepare um solo argiloso e bem adubado. 

A rega não deve ser excessiva para não apodrecer as raízes, bem próximas dos rizomas. Colha quando as folhas secarem.


A Cúrcuma na suplementação da alimentação.

Apesar de muitas pessoas adicionarem cúrcuma à sua alimentação, elas não trazem tantos benefícios quanto suplementos de curcumina concentrados e padronizados a 95% (pó ou cápsulas). 

Portanto, visite um profissional de saúde que saberá indicar a melhor suplementação para você.


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Veja também:

Doenças cardiovasculares na menopausa: Os riscos e as prevenções.

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