Insuficiência cardíaca: Veja como um coração fraco afeta o cérebro

Pacientes que apresentam uma função cardíaca fraca também podem apresentar uma diminuição da massa cinzenta em áreas do cérebro associadas à memória e ao aprendizado.

Esta relação faz parte de um estudo realizado por pesquisadores do instituto Max Planck de Ciências Humanas e Cognitiva e do Cérebro, que descobriram que a massa cinzenta encefálica também sofre com um coração fraco.


Como a saúde do coração afeta também o cérebro

Pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca apresentam exaustão mais rapidamente e reclamam de falta de ar quando estão sob estresse. 

Segundo o estudo o problema pode ir além impactando na diminuição da densidade da massa cinzenta existente no nosso cérebro.

A principal explicação está no fato do coração ao apresentar algum problema na bomba cardíaca, o fluxo sanguíneo cerebral tende a diminuir, provocando a perda da capacidade de auto regulação do cérebro.

Depois de um infarto uma quantidade menor de oxigênio é enviado ao cérebro. Desta forma, quanto mais fraco o coração a tendência é diminuir a densidade da massa cinzenta, composta principalmente de corpos celulares dos neurônios.

Foi observado que os pacientes com insuficiência cardíaca apresentaram diminuição da massa cinzenta do cérebro, afetando todo o córtex frontal e parietal medial, assim como o hipocampo.

Essas regiões estão ligadas a memória e a atenção, onde o declínio observado da massa cinzenta pode aumentar a probabilidade do paciente também desenvolver a doença de Alzheimer.

Além disso, pacientes com insuficiência cardíaca possuem 35% mais chances de vir a ter um derrame cerebral.


Insuficiência cardíaca tratamento

É crucial ficar atento a sua saúde.

Não deixe de realizar exames periódicos, seja qual for a sua idade.

Problemas no coração muitas vezes ocorrem de forma silenciosa e são somente detectados mediante a realização de exames.



Como anda a saúde do seu coração? 

Qual foi a última vez que você realizou um exame de rotina com o seu médico cardiologista? E com o seu médico neurologista?

Tratar a insuficiência cardíaca sempre que for detectada, além da adoção de um estilo de vida saudável, com uma rotina de atividades físicas e uma boa alimentação devem fazer parte dos cuidados que você deve ter com sua saúde para reduzir os riscos de vir a desenvolver doenças mais graves.


Realize seus exames de rotina na Clínica Neurocor de Cornélio Procópio.

O hábito de realizar exames periódicos com finalidade de avaliar seu quadro de saúde minimiza os riscos de complicações futuras, principalmente daquelas doenças que são na maioria das vezes silenciosas, como é o caso do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Na policlínica Neurocor de Cornélio Procópio, você conta com uma equipe de especialistas em diversas áreas da medicina, proporcionando amplo suporte para a manutenção da sua saúde. 

Conheça o quadro de especialistas da policlínica Neurocor.

Agendar sua consulta na Clínica Neurocor de Cornélio Procópio é muito simples e prático.

Ofertamos múltiplos canais de atendimento aqui mesmo em nosso site, inclusive agendamentos via whatsapp. 

Entre em contato conosco. 


Veja também:

13 sintomas de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) que você deve conhecer.

5 sinais de que você pode ter uma Miocardite.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

8 grupos de risco para o Hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode matar.

Entenda o que é a Cardiomegalia (Coração Grande), as causas, sintomas e os tratamentos.

Como reverter a perda muscular na velhice.

Conselho Regional de Medicina: Como consultar o CRM do médico.