5 sinais de que você pode ter uma Miocardite.

Trata-se de uma inflamação que ocorre no músculo do coração (inflamação do músculo cardíaco).

A miocardite ou cardiopatia inflamatória tem cura, geralmente desaparecendo quando alguma outra infecção, associada a ela fica curada, porém quando a inflamação persiste, sendo muito grave, o paciente terá que ser hospitalizado.

As primeiras descrições dessa doença datam do século XIX.

Em 2015 foram diagnosticadas 354.000 mortes relacionadas às doenças que afetam a musculatura cardíaca, entre elas a Miocardite.

A miocardite é uma doença que afeta todas as idades, sendo mais comum entre os jovens.

Estatisticamente afeta mais homens do que mulheres, embora essa diferença seja pequena.

Sintomas da miocardite

Miocardite - tempo de recuperação

A miocardite pode durar horas e até meses.

Se manifesta através de alguns sintomas como:

• Falta de ar;
  • Incapacidade física;
  • Dor torácica;
  • Batida do coração de forma acelerada ou anormal (Arritmias);
  • Retenção de fluidos, com inchaço das pernas, tornozelos e pés.

Miocardite é grave

Como consequência poderá haver complicações entre elas:

• Surgimento de arritmias cardíacas;
  • Redução da capacidade do coração realizar o bombeamento de sangue;
  • Paradas cardíacas.

Causas da miocardite

A infecção viral é geralmente a principal causa da miocardite, porém há outras:

• Infecção bacteriana (miocardite bacteriana);
  • As ocasionadas por alguns medicamentos;
  • Protozoários ou fungos;
  • Consumo exagerado de álcool;
  • Doenças auto-imune;
  • Consumo de tóxicos como a cocaína por exemplo.

A miocardite ocasionada por vírus

Os vírus são as principais causas da miocardite.

São dezenas de vírus diferentes que já foram identificados como potenciais causadores de miocardite, a miocardite viral, entre eles, podemos citar:

• SARS-CoV-2
  • HIV.
  • Epstein-Barr virus (vírus da mononucleose).
  • Adenovírus que provoca a gastroenterite viral e o resfriado comum
  • Influenza (vírus da gripe).
  • Citomegalovírus.
  • Poliomielite.
  • Coxsackie B, responsável por provocar doenças como gastroenterite, herpangina e síndrome mão-pé-boca.
  • Hepatite B.
  • Hepatite C.
  • Sarampo.
  • Caxumba.
  • Rubéola.
  • Varicela (catapora).
  • Dengue.
  • Febre amarela.

Veja também: 13 sintomas de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) que você deve conhecer.

Miocardite - Diagnóstico

Miocardite exames

Entre os testes realizados para a confirmação da doença, determinando sua severidade, temos:

• Eletrocardiograma (ECG);
  • Ecocardiograma;
  • Exames de sangue;
  • Radiografia de tórax;
  • Cateterismo cardíaco.

Tratamentos para miocardite

Geralmente por estar vinculada a outras infecções, o tratamento destas infecções é uma das medidas a serem adotadas, logo o tratamento incide sobre a causa da doença, controlando os sintomas e prevenindo possíveis complicações.

Miocardite tem cura

No tratamento estão incluídos medicamentos que visam melhorar a função cardíaca, assim como outros procedimentos para o tratamento da insuficiência cardíaca.

Medicações com a finalidade de controlar o ritmo cardíaco poderão ser adotadas.

Medicamentos anticoagulantes são utilizados no tratamento caso haja formação de coágulo sanguíneo em uma câmara cardíaca.

Ainda poderão ser indicados antibióticos para combater infecções bacterianas, diuréticos para remover o excesso de água do corpo, medicamentos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço no coração e de imunoglobulina intravenosa no controle do processo inflamatório.

Nos casos mais graves de miocardite, o tratamento é hospitalar, podendo inclusive ser necessário o implante de marcapasso caso o ritmo cardíaco permaneça anormal.

Em casos de processo inflamatório persistente, danos à musculatura do coração poderão ocorrer, havendo a necessidade de uso prolongado de medicação e em casos extremos até transplante de coração.

Cuide do seu coração, caso perceba algum sintoma ou até mesmo na dúvida, procure um cardiologista.  Certifique-se que a saúde do seu coração está em dia.