Espaço publicitário - anuncie sua marca no nosso site.

Laboratório São Marcos

Bactéria relacionada a gengivite sugere novo tratamento para Alzheimer

Alzheimer: estudos indicam bactéria como uma das causas

Uma bactéria que causa a Gengivite pode ser uma das causas da doença de Alzheimer.

O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, descobriu a presença do patógeno periodontal P. gingivalis em cérebros com Alzheimer.

A bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora da periodontite crônica, provoca uma infecção gengival grave que danifica as gengivas, podendo inclusive destruir o osso maxilar.

Doenças periodontais afetam cerca de um terço da população mundial.

Estudos realizados indicaram a presença desta bactéria também no cérebro.

Veja também: 8 sintomas que podem indicar sinais de demência

Alzheimer e os sintomas observados

Diversas equipes de pesquisa científica têm investigado a bactéria Porphyromonas gingivalis.

Cientistas descobriram que esta bactéria invade e inflama as regiões do cérebro afetadas pela doença de Alzheimer e desta forma contribui para o desenvolvimento da doença ou agravamento do quadro.

As amostras observadas detectaram a presença de enzimas tóxicas, chamadas de gingipains, que a bactéria Porphyromonas gingivalis usa para se alimentar de tecido humano.

A presença desta toxina foi observada em 96% das 54 amostras observadas, encontrando a própria bactéria em 3 cérebros com Alzheimer.

Foram também comparadas amostras de cérebros de pessoas mortas com e sem a doença de Alzheimer, que eram aproximadamente da mesma idade quando faleceram.

Nas amostras das pessoas com a doença de Alzheimer foi descoberto que a presença da bactéria era mais comum.

Estudos realizados com ratos, demonstraram que a bactéria Porphyromonas gingivalis, pode deslocar da boca para o cérebro e que essa migração pode ser bloqueada por substâncias químicas que interagem com as gengivas.