O que é a Covid longa: Quais são os Impactos e sequelas da doença.

Uma nova categoria de estudos, agora voltados para as sequelas deixadas pelo coronavírus, preocupa os cientistas e a comunidade como um todo.

O que é a Covid longa: Quais são os Impactos e sequelas da doença.

Conhecida como “Covid longa”, denominação atribuída a pacientes com síndrome pós-covid que apresentam sintomas da doença por pelo menos 12 semanas após o contato inicial com a doença, esta nova categoria preocupa pelo risco de impactar de forma negativa e significativa na qualidade de vida destes pacientes e na economia.

A Covid Longa é caracterizada por um leque de sintomas, incluindo:

• Falta de ar;
  • Fadiga acentuada;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de olfato e paladar.

Embora não existam respostas totalmente prontas sobre esta modalidade da doença, já que muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas, os primeiros sinais são alarmantes.

Pacientes que apresentam sequelas da doença por longo prazo podem ter a sua capacidade de trabalho, interação com outras pessoas e a participação em atividades físicas comprometidas, de acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina Mount Sinais, nos Estados Unidos.

Neste estudo os sintomas mais comuns relatados pelos entrevistados foram:

• 82% fadiga;
  • 67% névoa cerebral;
  • 60% dor de cabeça;
  • 59% distúrbios do sono;
  • 54% tontura.

Este foi um estudo retrospectivo observacional realizado com uma população de 156 pacientes que foram acompanhados pelo centro para pacientes pós covid do hospital Mount Sinai nos Estados Unidos, observados durante o período de 01 ano (entre março de 2020 e março de 2021).

A partir dos dados coletados, os pesquisadores realizaram uma avaliação mais detalhada a respeito da gravidade do problema cognitivo relatado pelos pacientes.

Os pesquisadores descobriram que mais de 60% dos pacientes com Covid longa tinham algum nível de comprometimento cognitivo (leve, moderado ou grave), com sintomas incluindo:

• Memória de curto prazo diminuída;
  • Dificuldade de lembrar nomes;
  • Problemas com a tomada de decisões e planejamento diário.

Pacientes entre 40 e 55 anos são os mais afetados pelo covid de longa duração.

Estes são os dados que fazem parte de outro estudo realizado pelas universidades britânicas King's College of London e UCL (London's Global University), com financiamento público do UKRI-NIHR (Centro de Pesquisa e Inovação do Reino Unido - Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde).

Neste levantamento, a conclusão foi que uma em cada seis pessoas (17%), entre 40 e 55 anos, infectadas pelo SARS-CoV-2 apresentou covid-19 de longa duração.

Já em adultos mais jovens diagnosticados com a doença esse número cai para um em cada 13 pacientes (7,8%).

Além disso, foi observado que as mulheres têm 50% mais chance de apresentarem covid longa do que os homens.

Grupos de riscos da Covid de longa duração

Outro fator que chama a atenção nas pesquisas está nos levantamentos dos grupos de maior risco de ter a covid de longa duração.

Neste grupo de risco temos:

• Aqueles pacientes que tiveram um quadro mais grave da doença, caracterizada por mais de 5 sintomas;
  • Pacientes com idade mais avançadas;
  • Pacientes do sexo feminino;
  • Pacientes obesos.

Os resultados que estão sendo obtidos, através de várias pesquisas realizadas ao redor do mundo apontam que a Covid longa é um problema que não está desaparecendo e que, exigirão políticas públicas agressivas para apoiar e proteger os infectados pela Covid no longo prazo.

QUANDO EU DEVO FAZER CHECK-UP PÓS-COVID-19?

1. Antes de retomar atividade física
  2. Após formas moderadas ou graves da doença
  3. Casos leves com algum sintoma persistente

Quais são os exames PÓS-COVID-19 que o médico pode pedir

Entre os diversos exames temos:

Exames Pulmonares

• Tomografia de tórax
  • Ecocardiograma pulmonar
  • Prova de função pulmonar

Exames Cardiológicos

• Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma do coração
  • Teste ergométrico

Exames Neurológico

• Ressonância magnética

A CLÍNICA NEUROCOR DE CORNÉLIO PROCÓPIO E OS EXAMES PÓS-COVID-19.

Que tal aproveitar a ocasião e já adiantar aqueles exames de rotinas que todo paciente deveria realizar.

A policlínica Neurocor de Cornélio Procópio possui quadro médico de diversas especialidades para dar suporte completo aos pacientes que se trataram da covid-19 e deseja realizar um check-up pós-covid-19.

Você poderá entrar em contato com a nossa central de atendimento para tirar dúvidas ou agendar sua consulta clicando aqui.