O risco do retorno às atividades físicas no pós COVID-19.

Sabemos que o coronavírus não afeta somente os pulmões.

Para aqueles pacientes que já tiveram a doença, uma consulta pós covid-19 com um clínico geral é recomendada para avaliar o quadro, já que outros órgãos podem ter sido comprometidos pela doença.

Nos conteúdos anteriores, publicados no site da clínica Neurocor, comentamos sobre as sequelas pós covid-19 afetando o cérebro e a importância sobre a realização de uma consulta médica.

A importância de uma consulta pós-covid-19

Sintomas neurológicos e psiquiátricos em pacientes PÓS-COVID-19

As sequelas cardiovasculares no pós COVID-19.

Pacientes portadores de doenças cardiovasculares estão contidos no grupo de risco da COVID-19, porém têm observado casos de alterações cardiovasculares graves mesmo em pacientes sem comorbidades prévias.

Complicações cardíacas têm sido apuradas mesmo em pacientes com quadro gripal leve ou assintomático, onde o paciente não procura ajuda médica, devido ao quadro gripal, mas sim devido a dor torácica.

Há casos em que o paciente procura ajuda por estar sentindo falta de ar e na apuração médica não é constatada uma causa pulmonar e sim uma inflamação do músculo cardíaco (miocardite) ou um infarto agudo do miocárdio.

É importante saber que mesmo após melhora dos sintomas gripais, as alterações cardiovasculares ainda podem permanecer, mesmo de forma assintomática.

A causa destas complicações está no processo inflamatório gerado pelo vírus, provocando alterações vasculares, pró-trombóticas e miocárdicas.

Casos graves de infarto agudo do miocárdio, vem sendo observados em grupos de adultos jovens com 2 a 4 semanas após o início da doença.

O Pós COVID-19 e o risco do retorno às atividades físicas.

Diante das observações realizadas é altamente recomendada uma avaliação médica para apurar qual é o seu estado de saúde, mesmo para quem não percebeu os sintomas da doença. Principalmente antes do retorno às atividades físicas.

Aqueles que pretendem retornar às atividades físicas, principalmente aquelas de alta performance, alertamos para a possibilidade de risco de algum dano no miocárdio, podendo levar a uma arritmia cardíaca grave e morte súbita, provocada (ou não) pelo esforço físico.

Antes de iniciar uma atividade física, consulte um médico para avaliar qual é o seu quadro de saúde pós COVID-19.

Exame de Rotina na Clínica Neurocor de Cornélio Procópio

Ser preventivo nunca foi tão urgente. Minimize eventuais complicações, se protegendo das sequelas da COVID-19.

Na clínica Neurocor de Cornélio Procópio você pode realizar os exames PÓS-COVID-19 e saber mais sobre a sua saúde.

Você poderá entrar em contato com a nossa central de atendimento para tirar dúvidas ou agendar sua consulta clicando aqui.