Sintomas neurológicos e psiquiátricos em pacientes PÓS-COVID-19

Um ano após a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretar a pandemia do coronavírus (COVID-19), as mudanças no comportamento das pessoas estão entre as diversas dúvidas que surgem na população e na comunidade de cientistas.

Pesquisas em todo mundo estão sendo realizadas no levantamento das possíveis sequelas da COVID-19, das leves às mais intensas. Grande parte destes esforços estão focados nos casos mais graves.

CORONAVIRUS (COVID-19) Atualização

As Sequelas PÓS-COVID-19

Não são raros os registros de pessoas que não atingiram a fase mais crítica da doença, reclamando de insônias, cefaleias e alterações cognitivas de memória.

Além disso, ainda é cedo para concluir se tais sintomas serão permanentes ou não.

E se não forem permanentes, por quanto tempo permanecerão.

É fato que no momento há mais perguntas que respostas.

As Sequelas Neurológicas e as Sequelas Psiquiátricas PÓS-COVID-19

Segundo publicações científicas recentes, o que se tem observado é que sequelas neurológicas e psiquiátricas aparecem no ranking das queixas mais comuns entre os pacientes afetados pela COVID-19.

Levantamento realizado com um grupo de pacientes curados da COVID-19, um mês após receberem alta hospitalar, foram observados altas taxas de problemas ligados à saúde mental.

Transtorno de estresse pós-traumático, insônia, sintomas obsessivo-compulsivos e depressão estão na lista de problemas que foram diretamente relacionados com a doença.

São frequentes os relatos de perda de memória por parte dos pacientes que foram curados da COVID-19.

Os números de pacientes que tiveram a doença e que apresentam quadros de dor de cabeça, tontura, vertigem, dificuldade para organizar o pensamento e outros sintomas também não param de crescer.

Além dos transtornos psiquiátricos, que são aqueles ligados ao comportamento, o raciocínio e o humor do paciente, também há casos de pacientes que desenvolveram doenças neurológicas após a recuperação da COVID-19.

As doenças neurológicas são aquelas que afetam a medula espinhal, o cérebro ou os nervos, podendo comprometer parte ou o sistema nervoso em sua totalidade.

Na relação de doenças neurológicas que estão sendo apuradas como sequelas em pacientes que tiveram COVID-19 temos:

• Dores de cabeça
  • Dores nas costas
  • Fraqueza Muscular
  • Perturbações nos sentidos como perda do paladar e/ou olfato.
  • Dormências e até acidente vascular cerebral (AVC)

Reduza o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Conheça as dicas de prevenção

Por que o aneurisma cerebral mata. Saiba como precaver

Diante dos levantamentos já realizados em diversas partes do mundo, apontando para números cada vez mais significativos de casos com sequelas adquiridas da contaminação da COVID-19, é sugerido que pacientes curados procurem avaliar seu quadro de saúde de forma geral.

Neste cenário, a realização de um exame de rotina é fortemente indicado.

A importância de uma consulta pós-covid-19

Exame de Rotina na Clínica Neurocor de Cornélio Procópio

Ser preventivo nunca foi tão urgente. Minimize eventuais complicações, se protegendo das sequelas da COVID-19.

Na clínica Neurocor de Cornélio Procópio você pode realizar os exames PÓS-COVID-19 e saber mais sobre a sua saúde.

Você poderá entrar em contato com a nossa central de atendimento para tirar dúvidas ou agendar sua consulta clicando aqui.