Espaço publicitário - anuncie sua marca no nosso site.

Laboratório São Marcos
Publicidade

Dificuldade em reconhecer rostos. Entenda o que é a Prosopagnosia.

Até sobreviver ao ataque de um serial killer, Anna Marchant levava uma vida normal.

Entenda o que é a Prosopagnosia.


Durante a fuga, Anna bateu a cabeça ao cair de uma ponte. 

O traumatismo provocou uma lesão em uma região específica do cérebro de Anna, fazendo com que ela desenvolvesse um distúrbio muito raro: a prosopagnosia.

Anna Marchant é um personagem fictício, interpretado pela atriz Milla Jovovich. 

No filme Visões de um crime, disponível atualmente no serviço de streaming Amazon Prime Video, Anna não consegue identificar, memorizar ou distinguir o rosto das pessoas, não conseguindo inclusive identificar o rosto de seu namorado.

A cegueira facial ou prosopagnosia é um distúrbio cerebral que tem como característica dificultar ou até impedir que o paciente possa identificar rostos e faces das pessoas.


As causas da Prosopagnosia

A Prosopagnosia não é uma doença propriamente dita, porém a sua causa pode ser originada por uma lesão ou um desenvolvimento anormal na região temporo occipital à direita do cérebro.

Esta região do nosso cérebro é responsável pelo reconhecimento facial das pessoas.

Esta lesão ou desenvolvimento anormal que ocorre nesta região pode ser de origem congênita (desde o nascimento) ou o paciente poderá vir a desenvolver a prosopagnosia através de uma lesão nesta região provocada por um:

  • Acidente Vascular Cerebral (A.V.C);
  • Tumor cerebral;
  • Traumatismo craniano;
  • Doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. 


Sintomas da Prosopagnosia

A prosopagnosia pode variar desde a dificuldade do paciente em reconhecer um rosto familiar ou dificuldade em identificar um rosto conhecido até graus mais elevados onde o paciente não consegue distinguir um rosto de um simples objeto.

Há casos onde o paciente não reconhece o próprio rosto.


Diagnóstico da Prosopagnosia

A identificação do distúrbio inicia diante da suspeita clínica onde é realizado um exame neurológico completo, inclusive submetendo o paciente a testes com a finalidade de avaliar sua aptidão na habilidade do reconhecimento facial.

Um exame de crânio através de uma tomografia ou uma ressonância também será importante para investigar se existe uma lesão naquela região do cérebro, causando a prosopagnosia.


Tratamento para Prosopagnosia

Não há tratamento através de medicamentos específicos para a prosopagnosia. O que existe é um treinamento compensatório para contornar este distúrbio.

Existem técnicas que possibilitam ao paciente realizar o reconhecimento das pessoas através de diversos outros indícios como:

  • Identificação através do som da voz;
  • através da forma como uma determinada pessoa caminha;
  • através de algum acessório que ela esteja usando, como óculos, roupas, etc.

Tratamento para Prosopagnosia


Cura da Prosopagnosia

As chances de cura da Prosopagnosia dependerá da identificação precoce. Quanto mais cedo identificar o problema e quais são suas causas, melhores serão as chances de cura.


Prevenção da Prosopagnosia

Por ser um distúrbio decorrente de outras doenças ou lesões, a prevenção está em evitar a causa dessas outras doenças, como por exemplo evitar um AVC, controlar o diabetes, o colesterol alto, através medidas como a adoção de estilo de vida saudável com bons hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos.

Além disso, fique atento a eventuais traumas na cabeça.


Complicações da Prosopagnosia

O prejuízo social é a principal complicação que afeta um paciente com prosopagnosia.

A incapacidade do reconhecimento de parentes e amigos, muitas vezes leva o paciente a desenvolver outras doenças como a depressão e ansiedade. 

O ator Brad Pitt informou que sofre do distúrbio, inclusive disse sentir constrangimento em ocasiões onde não consegue identificar o rosto de alguém.

O ator disse ter receio que as pessoas o julguem mal por isso. 

Na entrevista onde revelou ter o distúrbio, o ator acrescentou que tem receio que as pessoas passem a vê-lo como "egocêntrico, distraído e inacessível".

Quando devo agendar uma consulta com o médico neurologista.


Quando devo agendar uma consulta com o médico neurologista.

Ao perceber dificuldade na identificação de pessoas próximas a você que antes eram facilmente reconhecidas, pode ser um sinal de que há um declínio cognitivo e uma consulta com seu médico neurologista será necessária para investigar qual a causa do problema.

Acesse nosso canal de atendimento e agende sua consulta com um Neurologista em Cornélio Procópio na policlínica Neurocor.

Além da área da Neurologia, a Clínica Neurocor de Cornélio Procópio possui uma equipe de especialistas em diversas outras áreas da medicina. 

Acesse nosso quadro de médicos e saiba mais.

Veja também:

Neurologista em Cornélio Procópio






Postagens mais visitadas deste blog

Cardiomegalia (Coração Grande): Causas, Sintomas e tratamentos.

Alimentos que inflamam e provocam dores nas articulações

Os 4 hormônios da felicidade: quais são e como são produzidos

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

4 dicas que você precisa saber para evitar a obesidade grau 1