Afasias, a condição neurológica que aposentou o ator Bruce Willis

Distúrbio neurológico que afeta a capacidade de comunicação, as afasias ocorrem normalmente quando o cérebro sofre algum tipo de lesão.

Esta é uma condição neurológica, ocasionada por lesões no cérebro, provocadas em decorrência de outras causas primárias como:

  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Traumatismo cranioencefálico;
  • Infecção cerebral;
  • Tumores cerebrais;
  • Esclerose múltipla;
  • Doenças degenerativas.

Ocorrem geralmente quando as lesões atingem o hemisfério esquerdo do cérebro (lado esquerdo do cérebro).

Possuem aumento de incidência quando as regiões temporais e frontais do lado esquerdo são afetadas, locais onde estão localizadas as redes neurais na maioria das pessoas.

Quando ocorre, as afasias compromete:

  • A capacidade de escrita;
  • A capacidade da compreensão da linguagem verbal;
  • A capacidade de compreensão da linguagem escrita;
  • A capacidade de expressar e falar corretamente;


Ator Bruce Willis é diagnosticado com Afasias.

Na quarta-feira  (30/03/2022) a família do ator Bruce Willis, que atualmente está com 67 anos, informou que o ator irá se aposentar.

O motivo foi o ator ter sido diagnosticado com Afasia. 

Em um comunicado através das redes sociais, a filha do ator, Rumer Willis disse: 

“Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, gostaríamos de compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele.

Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuo. Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queríamos trazer seus fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele.

Como Bruce sempre diz, “Viva” e juntos planejamos fazer exatamente isso.”



Ator e cantor norte americano, nascido na Alemanha, Walter Bruce Willis é protagonista de vários filmes sucesso de bilheteria e vencedor de um prêmio Globo de Ouro e dois prêmios Emmy.

Filmes como: Duro de Matar, O Sexto Sentido, Corpo fechado entre outros, fizeram do ator, uma estrela de primeira grandeza do cinema mundial.

Esta notícia, além da triste notícia para milhares de fãs do ator, fez com que esta condição neurológica ganhasse destaque em todos os meios de notícias mundo afora. 

Até o momento, a família não divulgou mais detalhes a respeito da condição neurológica, como por exemplo o tipo de Afasia desenvolvida pelo ator.



Os tipos de Afasias

Existem 2 tipos de afasias:

  • Afasias Fluentes.
  • Afasias não fluentes.


Afasias Fluentes

Pacientes diagnosticados com afasias fluentes, falam com fluência e facilidade, porém se expressam mediante frases muito complexas e longas, onde muitas vezes se perdem do contexto da conversa, com frases sem sentido.

Afasias não Fluentes

Nas não Fluentes, o paciente tem o seu poder de discursar prejudicado. A pessoa possui dificuldade em se expressar, passando a utilizar frases curtas e omitindo palavras, dificultando a compreensão daquilo que está sendo dito.


Afasias - Diagnóstico

A constatação é realizada através de exames clínicos, onde são analisados os sintomas e sinais do distúrbio. 

Conforme são realizados exames, também surge a necessidade de atingir outros diagnósticos com foco em identificar qual a região do cérebro que foi lesionada e as causas primárias que desencadearam o quadro de afasias.


Neurologista em Cornélio Procópio

Quando devo procurar um neurologista

Caso note algum sintoma ou sinal, a recomendação é procurar um médico neurologista com urgência para uma investigação mais profunda.

O médico Neurologista é o profissional mais habilitado para o diagnóstico das afasias, sendo este diagnóstico eminentemente clínico.

Na policlínica Neurocor de Cornélio Procópio, você pode contar com uma equipe altamente especializada de médicos que darão suporte nas mais variadas áreas da medicina.

A Dra. Tenille é a médica Neurologista da policlínica Neurocor de Cornélio Procópio.

Conheça o nosso quadro de especialistas.

Agende sua consulta via whatsapp na Neurocor.

Ou se preferir, entre em contato conosco, através dos nossos demais canais de atendimento. 


Veja também:

Quando eu devo procurar um neurologista?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

8 grupos de risco para o Hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode matar.

Entenda o que é a Cardiomegalia (Coração Grande), as causas, sintomas e os tratamentos.

Como reverter a perda muscular na velhice.

Conselho Regional de Medicina: Como consultar o CRM do médico.