Dor de cabeça constante? Então não deixe de conhecer estes 3 tipos de cefaleias.

O que é cefaleia?

O termo médico que é utilizado para nomear a dor de cabeça é chamado de cefaleia.

Tipos de cefaleia

Quem nunca teve uma dor de cabeça?

A cefaleia é uma condição bastante comum que pode atingir pacientes das mais variadas faixas etárias.

São mais de 150 tipos de cefaleia. Das mais simples, sem apresentar sintomas adicionais, até as dores com sintomas adicionais como a sensibilidade à luz, náuseas e vômitos.

A cefaleia também pode surgir como sintoma decorrente de outras doenças, servindo de alerta para que algo na saúde do paciente não esteja bem.

Quais os tipos de cefaleia?

São centenas de tipos de dores de cabeça. Sua classificação é dada conforme a origem da dor. Entre os principais tipos estão:

• Cefaleia tensional
  • Cefaleia em salva
  • Cefaleia cervicogênica

Cefaleia de tensão ou Cefaleia tensional

A dor de cabeça tensional costuma surgir no final do dia, sendo resultado de um estresse muito grande ou algum processo de tensão.

A origem desta dor surge geralmente quando estamos muito nervosos e sem perceber podemos tensionar de forma excessiva os músculos da nuca, pescoço e da musculatura ao redor do crânio.

Isso faz com que ocorra uma dor de cabeça que poderá variar de intensidade, de uma dor leve a uma dor moderada.

Este tipo de cefaleia, geralmente não impede que o paciente execute suas atividades cotidianas, embora este tipo de dor incomode pois ela faz com que a cabeça inteira doa.

Cefaleia em salvas

Este tipo de cefaleia tem dor intensa e costuma atingir somente um lado da cabeça, localizada na têmpora ou ao redor da região dos olhos.

No caso da região dos olhos, pode fazer estes lacrimejarem ou ocorrer uma queda da pálpebra.

Esta dor tem pouca duração de tempo, geralmente entre 30 a 60 minutos, sendo que as dores normalmente ocorrem regularmente durante um período de 1 a 3 meses, seguido de um período livre de dores que pode durar entre meses a anos.