Como identificar sinais precoces de Alzheimer em um familiar

A Doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Como identificar sinais precoces de Alzheimer em um familiar

Como a principal causa de demência, ela tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores.

Embora seja mais prevalente em pessoas com mais de 65 anos, até 5% dos casos são diagnosticados precocemente, antes dessa faixa etária.

Reconhecer os primeiros sinais pode ser desafiador, mas é fundamental para iniciar o tratamento o mais cedo possível.

Dados estatísticos sobre o Alzheimer no Brasil

Cerca de 1 milhão de brasileiros sofrem de demência atualmente, sendo a maioria deles com a doença de Alzheimer.

Dados estatísticos sobre o Alzheimer no Brasil

Há 30 anos, esse número era de 500 mil.

Daqui a 30 anos, estima-se que serão 4 milhões de brasileiros afetados pela doença.

Dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 100 mil novos casos de Alzheimer são diagnosticados por ano no país.

O panorama da doença de Alzheimer no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a doença de Alzheimer a mais comum.

O panorama da doença de Alzheimer no mundo

Ela atinge sete em cada dez indivíduos nessa situação em todo o mundo.

Projeções da Alzheimer’s Disease International indicam que os números globais poderão chegar a 74,7 milhões até 2030 e 131,5 milhões até 2050, devido ao envelhecimento da população.

É fundamental conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do apoio aos pacientes e cuidadores.

A pesquisa contínua e a adoção de hábitos saudáveis podem contribuir para enfrentar esse desafio crescente.

Os primeiros sinais de Alzheimer

Reconhecer os sinais precoces da doença em um familiar é crucial para um diagnóstico preciso e para iniciar o tratamento adequado o mais cedo possível.

Os primeiros sinais de Alzheimer

Aqui estão alguns dos sinais comuns a serem observados:

Mudanças na memória

Um dos sintomas mais comuns do Alzheimer é a perda de memória que interfere nas atividades diárias.

Isso pode incluir esquecer informações recentemente aprendidas, datas importantes ou eventos significativos.

Além disso, a necessidade crescente de lembretes e dispositivos eletrônicos para ajudar na memória pode ser um sinal de alerta.

Fique atento(a) aos sinais:

• Esquecimentos frequentes de informações recentes, compromissos ou eventos.
  • Dificuldade em aprender novas informações.
  • Repetição de perguntas ou histórias.
  • Perda frequente de objetos.
  • Dificuldade em lembrar nomes ou palavras familiares.

Dificuldades cognitivas

Perder a noção do tempo e do espaço é outra característica do Alzheimer.

Indivíduos afetados podem se sentir desorientados quanto à data, à estação ou até mesmo à sua localização atual.

Problemas de visão e dificuldades para interpretar imagens visuais também podem ocorrer, afetando o equilíbrio e a capacidade de leitura.

Fique atento(a) aos sinais:

• Desorientação espacial e temporal, como se perder em lugares familiares.
  • Dificuldade em realizar tarefas complexas, como cozinhar ou gerenciar finanças.
  • Problemas de linguagem, como dificuldade em encontrar palavras ou se expressar.
  • Dificuldade em tomar decisões ou resolver problemas.
  • Lentidão no pensamento e na execução de tarefas.

Mudanças de humor e comportamento

Alterações de humor e personalidade são comuns em pessoas com Alzheimer.

Elas podem se tornar mais irritáveis, deprimidas, ansiosas ou até mesmo paranoicas.

Essas mudanças podem ocorrer sem motivo aparente e podem impactar significativamente suas interações sociais e relacionamentos.

Fique atento(a) aos sinais:

• Irritabilidade, ansiedade ou depressão.
  • Apatia, falta de iniciativa ou interesse em atividades habituais.
  • Mudanças de personalidade, como agressividade ou comportamento inapropriado.
  • Dificuldade em controlar o humor ou as emoções.
  • Maior necessidade de ajuda para realizar tarefas do dia a dia.

Alterações na linguagem e comunicação

A comunicação pode se tornar um desafio para pessoas com Alzheimer.

Elas podem ter dificuldade em participar de conversas, expressar-se adequadamente ou encontrar as palavras certas.

Isso pode levar a interrupções frequentes durante o diálogo e dificuldades em nomear objetos ou pessoas.

Fique atento(a) aos sinais:

• Dificuldade em encontrar palavras ou se expressar verbalmente.
  • Dificuldade em entender conversas ou instruções.
  • Escrita com erros frequentes ou ilegível.
  • Repetição de palavras ou frases.

Sinais físicos

Uma das características físicas que podem surgir com o avanço do Alzheimer é a dificuldade em executar tarefas que demandam coordenação motora.

Atividades simples, como escrever ou se vestir, podem tornar-se desafiadoras para o paciente.

Essa dificuldade pode resultar da deterioração das habilidades motoras e da perda de controle sobre os movimentos.

Fique atento(a) aos sinais:

• Dificuldade em realizar tarefas que exigem coordenação motora, como escrever ou se vestir.
  • Quedas frequentes.
  • Alterações no sono, como insônia ou sonolência excessiva.
  • Perda de apetite e peso.

Se você notar esses sinais em um familiar, é importante buscar avaliação médica.

O diagnóstico precoce pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente e proporcionar apoio adequado aos cuidadores.

Além disso, existem recursos e organizações que oferecem suporte e orientação para famílias lidando com a Doença de Alzheimer.

Turbinando seus conhecimentos. Veja também:

O poder da atividade física contra o Alzheimer