Meningite bacteriana, fique atento aos sintomas.

A meningite bacteriana é a doença que causa a inflamação do tecido que envolve a medula espinhal e o cérebro. Este tecido recebe o nome de meninges.

As meninges são membranas que revestem todo o sistema nervoso e a medula.

A inflamação deste tecido pode ocorrer por causas infecciosas, pela exposição a agentes químicos, medicamentos ou por algum tumor que possa invadir as meninges.

É provocada por diversos tipos de bactérias entre elas:

• Mycobacterium tuberculosis,
  • Neisseria meningitidis,
  • Streptococcus pneumoniae,
  • Haemophilus influenzae,

Afeta tanto adultos como crianças. Caso não seja tratada adequadamente, pode colocar a vida do paciente em risco.

Meningite bacteriana tem cura

A meningite bacteriana tem cura se o paciente procurar um médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

Veja também: A importância dos exames de rotina.

Estimativas, segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a meningite afeta aproximadamente 1,2 milhões de pessoas e 135 mil mortes a cada ano no mundo.

Meningite bacteriana sintomas

O paciente demora em torno de 4 dias para apresentar os primeiros sintomas, sendo este o período de incubação da bactéria.

Nesse estágio da doença, o paciente apresenta geralmente os seguintes sintomas:

• Cansaço e apatia;
  • Sensibilidade à luz ou ao som;
  • Confusão mental.
  • Febre acima de 38º C;
  • Manchas roxas na pele;
  • Rigidez muscular no pescoço;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor ao virar o pescoço;

Meningite infantil

Alguns sintomas da meningite bacteriana em bebê com menos de 01 ano de idade:

• inquietação;
  • choro agudo e persistente;
  • moleira tensa ou elevada;
  • irritabilidade;
  • rigidez corporal com ou sem convulsões.

Não hesite em procurar ajuda médica caso note algum desses sintomas.

Na confirmação dos sintomas apresentados e através do exame do líquor cefalorraquidiano, o médico poderá indicar qual a medicação mais adequada.

Para cada tipo de bactéria que causa a meningite possui um antibiótico mais adequado para o tratamento.

Meningite bacteriana é contagiosa

A transmissão ocorre pelo contágio da saliva do paciente.

Gotículas de salivas podem ser lançadas no ar, desta forma o uso de máscara se faz necessário para pacientes diagnosticados com a doença.

Além do contágio pelo contato com a saliva, a meningite poderá ocorrer em bebês na hora do parto, sendo infectado pela bactéria Streptococcus, uma bactéria que poderá estar presente na vagina da mãe.

Meningite bacteriana prevenção

A melhor forma de prevenção é vacinar.

Existem diversas vacinas para a meningite, que devem ser tomadas tanto por criança como adultos.

Meningite bacteriana sequelas

Geralmente, as sequelas surgirão caso o tratamento não seja feito de forma adequada, especialmente em crianças ou em adultos com idade superior a 50 anos.

Entre as sequelas temos:

• Epilepsia;
  • Dificuldade na aprendizagem.
  • Alterações cerebrais;
  • Paralisia motora;
  • Surdez;

O tratamento da meningite bacteriana

O tratamento é realizado no hospital, com injeções de antibióticos, podendo o paciente ficar em isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar o tratamento.

Meningite antibiótico

Quanto aos remédios para tratamento da meningite, estes variam para cada tipo de bactéria identificada durante o diagnóstico.

Além da medicação, pode ser importante tomar soro pela veia.

O paciente poderá retornar para casa, geralmente entre 14 e 28 dias, após comprovação da cura.

Portanto a prevenção é a melhor estratégia. Cuide da sua saúde.

Você sabia que na policlínica Neurocor você dispõe de diversos canais de atendimento, entre eles o nosso serviço de agendamento de consulta via whatsapp.

Acesse nossos contatos clicando aqui.