Espaço publicitário - anuncie sua marca no nosso site.

Laboratório São Marcos
Publicidade

Conselho Regional de Medicina: Como consultar o CRM do médico.

Você já verificou alguma vez se aquele médico que você consultou ou pretende consultar, realmente possui as qualificações que ele divulga possuir ou ainda se o registro médico para exercício daquela função está devidamente regularizada? 

Consultando o CRM do médico

A medicina, assim como várias outras áreas, possui um conselho da categoria onde seus membros possuem um registro específico que identifica cada profissional. 


A utilidade do CRM médico

Cada registro possui uma numeração única e específica que é indispensável para que o médico possa atuar. Sem este registro o médico não poderá atuar e estará cometendo crime se realizar tal prática sem obter o CRM.

Com o CRM do Médico, o paciente inclusive poderá denunciar este profissional ao Conselho Regional de Medicina, se eventualmente surgirem complicações em tratamentos, cirurgias e atendimentos.

A negligência denunciada será devidamente investigada pelo conselho.

Por ser um assunto relevante, elaboramos uma tutorial simples para que você possa realizar uma consulta pelo CRM do seu médico e obter informações relevantes sobre o profisional antes de agendar uma consulta.


Conheça os números do CRM no Brasil e suas implicações na saúde pública

O Conselho Regional de Medicina (CRM) é uma entidade responsável pela regulamentação e fiscalização da prática médica no Brasil. Algumas informações estatísticas sobre o CRM no país incluem:
  • Atualmente, existem 27 conselhos regionais de medicina no Brasil, um para cada unidade federativa do país.
  • Em 2021, o número de médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM) ultrapassou a marca de 500 mil profissionais.
  • Segundo dados do CFM, a maioria dos médicos registrados no Brasil é do sexo masculino, representando cerca de 60% do total.
  • A idade média dos médicos registrados no Brasil é de cerca de 44 anos.
  • A região Sudeste do país concentra a maior parte dos médicos registrados no Brasil, seguida pela região Sul e Nordeste, respectivamente.
  • Em 2020, o Conselho Federal de Medicina realizou cerca de 26 mil fiscalizações em todo o país, verificando o exercício ilegal da profissão e outras irregularidades.
  • Em 2019, foram registradas mais de 50 mil denúncias relacionadas à prática médica nos conselhos regionais de medicina em todo o Brasil.
  • As especialidades médicas mais comuns registradas nos conselhos regionais de medicina incluem clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e anestesiologia.
Conheça os números do CRM no Brasil e suas implicações na saúde pública


Como realizar uma consulta CRM

Este guia te ajudará a realizar tais consultas e verificar se o médico que você irá consultar (crm consulta) possui a situação profissional devidamente regularizada perante o conselho regional de medicina (C.R.M).

Conselho Regional de Medicina: Como consultar o CRM do médico.


O que é o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina)?

Primeiro é importante entender o significado destas 3 letras (CRM). 

Esta sigla faz referência a um órgão estadual que está vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM), logo cada estado possui um órgão que é encarregado de fiscalizar e regulamentar a atuação dos médicos dentro daquele estado em que atua e que por sua vez está vinculado ao CFM - Conselho Federal de Medicina.

O CRM, ou Conselho Regional de Medicina, é a entidade responsável por registrar e regulamentar a atuação dos médicos formados. 

É um requisito legal para que o profissional possa exercer a medicina e sua informação é pública e visível para os pacientes.

Desta forma todo médico que atende pacientes no território nacional precisa estar devidamente vinculado ao conselho regional do estado onde atua.

Cada médico ao se vincular ao conselho regional do estado recebe um número de registro.

O CRM é este número. Um registro com numeração única que identifica aquele profissional, suas qualificações e se possui as qualificações necessárias para o exercício das atividades.

Normalmente, o número do CRM é apresentado junto ao nome completo, assinatura e especialidade do médico, no carimbo usado em receitas médicas. 

Ele também pode ser encontrado em placas de consultórios particulares ao lado do nome do médico.

Para médicos especialistas, além do CRM, há também o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) que é fundamental para quem se formou em uma residência médica e atua em subespecialidades como cardiologia ou dermatologia. 

O RQE é um registro adicional que confirma a experiência do médico em sua área de atuação.

O número do CRM é composto por seis dígitos, seguidos pela sigla do estado em que o médico foi registrado. 

Por exemplo, um médico registrado em São Paulo terá um número de CRM que começa com 000000/SP.

CRM busca por médico


O CRM do médico

Antes de realizar uma busca CRM para consultar CRM do médico, é necessário saber quais são as atribuições que o CRM proporciona ao profissional.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) é uma documentação crucial para médicos exercerem legalmente a profissão e atuarem na área da saúde. 

A obtenção do CRM é obrigatória e permite que o profissional exerça a medicina legalmente em todo o território nacional, visto que essa documentação é exigida em todas as regiões do país.

O CRM somente será fornecido mediante solicitação por aqueles profissionais que concluíram a faculdade de medicina. 

O CRM é a certificação habilitando e qualificando aquele profissional para atuar dentro da lei como médico de uma determinada especialidade.

O médico que possui CRM pode atuar em:

  • Hospitais; 
  • Clínicas;
  • ou de forma autônoma. 

Sem o CRM nenhum médico, mesmo aquele que concluiu uma faculdade de medicina poderá atuar em território nacional.

O código do CRM é utilizado para fins de vinculação e desvinculação às instituições, transferências entre locais de trabalho e outras questões burocráticas. 

Caso o médico mude de região, é necessário fazer uma inscrição secundária ou transferência definitiva para outra localidade.

Além disso, o CRM é fundamental para as atividades do conselho de medicina local. 

O conselho utiliza esse código para analisar irregularidades, fiscalizar a atuação dos médicos, realizar inspeções em clínicas e hospitais e se necessário, cassar a licença médica do profissional.

Tipos de informações ao consultar o CRM do médico.

Os pacientes também podem utilizar o número do CRM para informar o conselho de medicina sobre quaisquer complicações que surgirem durante atendimentos, tratamentos e cirurgias.

Dessa forma, as negligências médicas são notificadas, e o médico pode ser investigado pelo órgão regulador da profissão.


Passo a passo: como obter o CRM médico para recém-formados

Para se registrar no Conselho Regional de Medicina (CRM), o médico recém-formado deve seguir alguns passos. 

Primeiramente é necessário acessar o site do conselho regional do estado em que deseja trabalhar e preencher a ficha cadastral, além de efetuar o pagamento das taxas de inscrição e anuidade.

Após o preenchimento da ficha e o pagamento das taxas, o médico deve comparecer pessoalmente a uma das delegacias do conselho e apresentar os documentos solicitados no site. 

Dentre eles, incluem-se:

  • Diploma original e uma cópia simples frente e verso;
  • Cópia simples do RG;
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia simples do Título de Eleitor;
  • Documento Militar com prova de regularidade;
  • Certidão de Casamento;
  • 3 fotos 3x4 recentes com fundo branco.

Depois da inscrição presencial, o médico recebe o CRM digital em um prazo de até 30 dias. 

A Carteira Profissional Médica (CPM) é entregue em uma sessão solene, previamente agendada. 

Com o registro no CRM, o médico está habilitado para exercer a medicina de forma legal e atender pacientes em todo o território nacional.

Como o CRM médico pode melhorar a atuação dos médicos na área da saúde


Como o CRM médico pode melhorar a atuação dos médicos na área da saúde

Obter o CRM médico traz vários benefícios para os profissionais da área da saúde. 

Em primeiro lugar, é uma obrigação legal e necessária para atuar de forma regulamentada no país.

Além disso, o Conselho Regional de Medicina é um órgão que trabalha para garantir a segurança dos pacientes e promover a melhoria das condições de trabalho dos médicos. 

Através das análises de cada CRM, é possível identificar negligências e adotar medidas para aprimorar a atuação dos profissionais.

Outra vantagem é a disponibilidade de conteúdos de alta qualidade para estudo, como artigos científicos atualizados. 

O conselho também promove eventos exclusivos que permitem a conexão entre os profissionais da área da saúde.


Como Pesquisar CRM médico

Quando você realizar uma pesquisa CRM, dados importantes relacionados as atividades do médico são disponibilizadas ao paciente.

Dados como históricos de inscrições em orgãos onde este profissional atuou é uma das informações úteis nas quais o paciente terá acesso ao realizar a consulta de CRM.


Tipos de informações ao consultar o CRM do médico.

Ao consultar o CRM é possível acessar várias informações a respeito do médico:

  • Situação (Se o profissional está em situação regularizada ou não);
  • Data de inscrição;
  • Data da primeira inscrição na UF;
  • Histórico de inscrições nos órgãos estaduais onde atuou (se houver);
  • Dados sobre as especialidades e áreas de atuação;
  • Endereço e Telefone (estes últimos, somente mediante autorização do médico).

Consulta de CRM


Como faço para consultar o CRM do médico?

Para obter informações sobre o CRM médico, existem duas maneiras principais de pesquisa. 

A primeira é acessando o site do Conselho Federal de Medicina (CFM), onde é possível realizar uma busca por médicos. 

Na seção "Serviços", é necessário preencher os campos com informações como nome do médico, estado de atuação, especialidade e tipo de inscrição. 

Vale ressaltar que cada tipo de inscrição possui um código diferente, como o P para inscrição provisória.

Outra opção é buscar diretamente no site do conselho regional onde o médico foi cadastrado. 

Essa alternativa é ainda mais simples e pode ser uma boa opção para quem não sabe como consultar o CRM médico. 

Com apenas alguns cliques, é possível obter as informações necessárias sobre a inscrição e a situação atual do profissional.

Elaboramos um tutorial simples para você realizar a consulta apenas fornecendo o número do CRM do médico, porém é possível realizar a consulta através de outros dados a respeito do médico. 


O formulário de Consulta CRM médico

Ao acessar o portal, você terá acesso a um formulário para pesquisa. 

Conforme você preencher este formulário, sua busca poderá ser mais abrangente ou não.

Caso você não saiba o CRM do seu médico, você ainda poderá realizar uma pesquisa pelo seu nome por exemplo.

Nesta publicação iremos demonstrar a forma mais precisa de pesquisa, que será utilizando o número do CRM do médico

Utilizaremos como exemplo o CRM do médico Endocrinologista Dr. Rômulo Paris Soares que possuí número de CRM: PR-36730

Os números de CRM e demais informações a respeito do quadro de médicos que atuam na clínica Neurocor de Cornélio Procópio poderão ser acessadas através do nosso site ou clique aqui.

Anotado o número do CRM (PR-36730), acesse o site do Conselho Federal de Medicina -> https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/

Siga os passos descritos na figura abaixo:

Buscar CRM



Dr. Rômulo Endocrinologista Cornelio procopio

No exemplo da consulta, utilizamos o CRM do médico endocrinologista Dr. Rômulo Paris Soares. 

Conforme o resultado da consulta no site do Conselho Federal de Medicina, o Dr. Rômulo está em situação devidamente regularizada para o exercício de suas funções, possuindo as seguintes especialidades/areás de atuação:

  • CLÍNICA MÉDICA - RQE Nº: 21176
  • ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA - RQE Nº: 21732
  • NUTROLOGIA - RQE Nº: 30473

Como consultar o CRM do médico

Agende sua consulta na clínica Neurocor de Cornélio Procópio

Na policlínica Neurocor de Cornélio Procópio, além do especialista em Endocrinologia, você poderá agendar sua consulta com médicos especialista de diversas outras áreas da medicina.

Acesse nossa página de contatos e agende sua consulta ou exame através dos nossos canais de atendimento (inclusive via whatsapp).


Veja também:




Frase Motivacional Clínica Neurocor


Postagens mais visitadas deste blog

Cardiomegalia (Coração Grande): Causas, Sintomas e tratamentos.

Alimentos que inflamam e provocam dores nas articulações

Os 4 hormônios da felicidade: quais são e como são produzidos

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

4 dicas que você precisa saber para evitar a obesidade grau 1