O que fazer para o tratamento da Fibromialgia

O que é a doença Fibromialgia

Ligada ao funcionamento do mecanismo de supressão da dor e ao sistema nervoso central, a fibromialgia é uma condição que provoca dor crônica que se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações, migrando para várias partes do corpo.

Uma vez ligada ao mecanismo de supressão da dor, a fibromialgia age aumentando a sensibilidade à dor.

Quando se manifesta, causa dor generalizada em todo o corpo, que pode durar meses ou até anos.

Pacientes que possuem fibromialgia também possuem problemas de sono, cansaço excessivo e transtorno psicológicos.

Veja também: Conheça o hábito que você deve manter que poderá evitar doenças graves.

Quais são os sintomas da Fibromialgia

Embora a dor generalizada pelo corpo todo seja um dos principais sintomas provocados pela fibromialgia, o aparecimento desta doença também poderá estar acompanhada de outros sintomas como:

• Alterações do sono;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor de cabeça recorrente;
  • Dificuldade para dormir;
  • Falta de disposição e energia;
  • Maior sensibilidade em alguns pontos do corpo;
  • Rigidez muscular;
  • Síndrome do cólon irritável;
  • Sensibilidade durante a micção;
  • Problemas de memória e concentração.
  • Distúrbios emocionais e psicológicos.
  • Pontos de dor da Fibromialgia.

Há certos pontos do corpo, onde a dor fica mais intensa, podendo ser identificados ao serem pressionados. Até o momento 18 pontos são conhecidos entre eles:

• Joelhos;
  • Cotovelos.
  • Região da nuca;
  • Laterais do quadril;
  • Na parte da frente e de trás do pescoço;
  • Na parte de trás dos ombros;
  • Na parte superior do peito;
  • No parte superior e central das costas;
  • Nos cotovelos;
  • Na região lombar;
  • Abaixo das nádegas;

O diagnóstico da fibromialgia geralmente é realizado pelo médico reumatologista, que além de um exame físico que consiste na aplicação de pressão nos pontos dolorosos da fibromialgia, também realiza uma avaliação do histórico de saúde do paciente, histórico familiar e demais sintomas apresentados.

O processo de diagnóstico poderá ser demorado pelo fato de não haver um exame específico para identificar a fibromialgia, por esse motivo o paciente pode sofrer durante vários meses sem saber a verdadeira causa.

Embora não haja um exame específico para identificar a fibromialgia, o médico poderá solicitar alguns exames com o objetivo de auxiliar no diagnóstico, entre eles temos os exames de raio X e de sangue.

Neste processo o médico irá avaliar todos os sintomas, descartando outras condições clínicas com sintomas semelhantes, como a polimialgia reumática ou hipotireoidismo.

De posse de várias informações obtidas, de acordo com as regiões com dores e intensidade dos sintomas, o médico irá diagnosticar também a gravidade da fibromialgia, indicando qual tratamento mais adequado para aliviar e controlar o aparecimento dos sintomas.