Espaço publicitário - anuncie sua marca no nosso site.

Laboratório São Marcos
Publicidade

10 perguntas mais frequentes sobre a Tireoide.

 O que é a Tireoide?

Localizada abaixo do Pomo de Adão, na parte anterior do pescoço, a Tireoide ou Tiroide é uma glândula responsável por regular funções de importantes órgãos como o cérebro, os rins e o coração. 

O que é a Tireoide?

Com um formato semelhante a uma borboleta, a Tireoide produz os hormônios T3 (triodotironina) e o T4 (tiroxina). Seu tamanho tem aproximadamente de 15 a 25 gramas nos adultos, sendo uma das maiores glândulas do corpo humano.

Os hormônios produzidos pela Tireoide além de regular importantes funções dos órgãos do nosso corpo, também age na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na memória, concentração, humor, no controle emocional e no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, agindo na manutenção do equilíbrio do organismo.

Veja também: São tantas emoções! Conheça o sistema límbico.

Maio é o mês de conscientização sobre as doenças da tireoide, sendo o dia 25/05 o dia Internacional da Tireoide e Semana Internacional de Conscientização da Tireoide.

A diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo

A tireoide com funcionamento inadequado pode liberar hormônios em demasia (hipertiroidismo) ou em pouca quantidade (hipotireoidismo).

Quais os sintomas de distúrbio na tireoide?

Subitamente você começou a se sentir deprimido ou cansado, por outro lado está agitado ou ganhou peso de forma inexplicável, pode ser que a sua tireoide esteja alterada, funcionando pouco ou além do ideal.

Quais os sintomas de distúrbio na tireoide?

Os sintomas causados pelos distúrbios da tireoide (hipertireoidismo e hipotireoidismo) são vários. Iremos esclarecer aqueles mais questionados pelos pacientes.

Distúrbio na tireoide dói a garganta?

Pode ocorrer um desconforto com ou sem a presença de nódulo ou caroço na região do pescoço, podendo ser um indício de que a glândula está com alguma alteração, desta forma podendo interferir no seu funcionamento.

Se este for o seu caso, assim que notar qualquer alteração nesta região, procure um médico para que sejam realizados exames para diagnosticar qual é a causa do problema.

Distúrbio na tireoide afeta a voz?

São raros os casos em que a tireoide provoca alguma alteração na voz, porém o hipotireoidismo é uma condição que pode levar a alguns casos de alterações no timbre da voz e rouquidão. No caso de câncer na tireoide em estágios avançados, estes costumam levar a alterações na função das cordas vocais.

Distúrbio na tireoide causa tontura?

Em alguns casos sim, principalmente quando ocorre uma produção insuficiente de hormônios que regulam o organismo (hipotireoidismo). Além da tontura, essa deficiência também pode provocar outros sintomas como intestino preso e diminuição do apetite.

Veja também: Tonturas frequentes? Podem ser sintomas de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)

Distúrbio na tireoide dá sono?

Esse poderá ser um sintoma que também está relacionado com o hipotireoidismo.

O hipotireoidismo predomina nas mulheres. No Brasil, 12% das mulheres acima de 35 anos possuem hipotireoidismo. O problema é que muita gente tem hipotireoidismo e não sabe.

Veja também: Alterações do sono e excesso de ronco são sinais de alerta.

Distúrbio na tireoide causa dor de cabeça?

Não é raro que ocorram diagnósticos de hipotireoidismo em pacientes que se queixam de dores de cabeça e crises de enxaqueca. Sono ruim, falta de energia, cansaço frequente, ganho ou perda de peso, diminuição da libido também são sintomas de baixa nos hormônios da tireoide.

Veja também: Por que o aneurisma cerebral mata. Saiba como precaver

Distúrbio na tireoide causa alergia na pele?

Muita gente não sabe, mas o desequilíbrio na produção de hormonal realizados pela tireoide têm implicações na pele. 

Quando ocorre uma deficiência na tireoide, provocando uma queda na produção de hormônios, poderá desencadear ressecamento da pele, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele fina e enrugada.

Exame para tireoide

Exame para tireoide

Quais exames detectam distúrbios na tireoide?

Os exames mais comuns para avaliar se há algum distúrbio na glândula da tireoide são:
  • Dosagem de hormônios tireoidianos (Exames T3 e T4) e TSH
  • Dosagem de anticorpos tireoidianos
  • Ultrassom de tireoide
  • Biópsia por punção aspirativa com agulha fina (PAAF)
  • Cintilografia de tireoide
  • Raio X cervical
  • Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética (Não são solicitados de rotina)

Qual é o Médico da tireoide?

O médico especialista em tireoide é o Endocrinologista. É este especialista que cuida dos transtornos da glândula endócrina.

Veja também: 13 motivos para você ter que procurar um endocrinologista.

O campo de atuação do endocrinologista é vasto, já que os hormônios têm a função de regular praticamente todas as funções orgânicas do nosso corpo.

Na dúvida, não hesite em procurar ajuda deste profissional. 

Na policlínica Neurocor, você pode agendar sua consulta com nosso endocrinologista de forma fácil e simples.

Acesse nossa página de contatos em https://www.policlinicaneurocor.com.br/p/contatos.html  e agende uma consulta através dos diversos canais de comunicação que estão à sua disposição, inclusive via whatsapp.






Postagens mais visitadas deste blog

Cardiomegalia (Coração Grande): Causas, Sintomas e tratamentos.

Alimentos que inflamam e provocam dores nas articulações

Os 4 hormônios da felicidade: quais são e como são produzidos

Infecção Vaginal por fungos: O que toda mulher deveria saber.

4 dicas que você precisa saber para evitar a obesidade grau 1